Unifeso - O transtorno do espectro autista no ensino superior

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




O transtorno do espectro autista no ensino superior

01-04-2020

Abril é o mês do Autismo, e a campanha Abril Azul visa conscientizar a população sobre o transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas.

O Autismo, termo de origem grega que reflete “próprio” ou "de si mesmo” é empregado para qualificar comportamentos humanos voltados para o próprio indivíduo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social, em vários graus. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. Estes acompanham os indivíduos durante toda a sua vida, mesmo com acompanhamento desde a infância. 

No Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), atualmente, há dois estudantes com Transtorno do Espectro Autista, que são acolhidos e acompanhados pela equipe do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa), de acordo com o Programa de Acessibilidade do Unifeso, com ações e estratégias, fundamentadas na legislação, possibilitando que eles desenvolvam as suas habilidades e competências, dentro de suas limitações, nos cursos que escolheram.

O autista é também amparado pela recente Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Lei 13.146/15, que trata que os sistemas educacionais devem ser inclusivos em todos os níveis. Um ponto a se considerar é que, devido à heterogeneidade das pessoas com o transtorno, a identificação das necessidades particulares de cada estudante sempre é atendida no Unifeso, além do acompanhamento pela equipe e orientação à família do estudante. Dessa forma, as bases legais (Lei 12.764/12, Lei 13.146/15, e a Política Nacional de Educação na perspectiva da Educação Inclusiva /2008) fortalecem o trabalho de acolhimento, acompanhamento e inclusão das pessoas com necessidades especiais do Unifeso. 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.