Unifeso - Outubro Rosa no HCTCO reúne importantes depoimentos de superação do câncer

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Outubro Rosa no HCTCO reúne importantes depoimentos de superação do câncer

31-10-2019

Em apoio à campanha Outubro Rosa – Prevenção ao Câncer de Mama, a Direção e o Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) realizaram, dia 30 de outubro, uma programação recheada de emoções.

O evento foi aberto com a palestra sobre o tema, tendo a professora Lívia Velasco, do Serviço de Tocoginecologia, pontuado questões importantes como autoexame, fatores de risco, exames, tratamento e, principalmente, a cura. Ela destacou a importância de uma vida equilibrada, a qual envolve alimentação, atividade física, amigos e fé, sendo um diferencial, não só para a prevenção, como também para a recuperação.

Em seguida, o evento contou com depoimentos de três mulheres que são exemplos de superação contra o câncer. Primeiramente, a funcionária Maria Ramos fez um relato emocionante, desde a descoberta do câncer de mama, passando por todo tratamento e afastamento do trabalho, até a recuperação e o retorno ao trabalho. 

Em seguida, a professora Suely Fernandes Delmas, aposentada da rede estadual de ensino, trouxe seu relato de superação após diagnóstico de câncer de mama, toda fase de tratamento, cirurgia e recuperação. Segundo ela, passados 25 anos após o diagnóstico, “levo uma vida saudável, feliz, rodeada de amigos e familiares e tenho uma agenda social sempre cheia, incluindo suas aulas de hidroginástica, viagens e encontros com amigos, semanalmente”. 

A atividade teve ainda o relato emocionante da professora Monica Oliveira, tendo sua história de superação virado símbolo do Outubro Rosa em Teresópolis. Monica venceu um diagnóstico de Leucemia e passou a ser um grande exemplo de força e fé. Em suas palestras, ela procura levar a todos não só a importância da prevenção, mas palavras de esperança para aquelas que vivem um momento tão delicado, passando pelo tratamento.

Para fechar a fase dos depoimentos, Maria Lucia Ramos, membro do Grupo de Trabalho de Humanização do HCTCO, destacou a lição deixada no decorrer do evento, ressaltando como destaques “o emocional do paciente como fator responsável pelo sucesso da terapêutica e um grande segredo: manter o otimismo, insistir e não desistir, além da fé e da crença”, o que ficou muito claro durante todo evento. 

Para encerrar o evento, foi realizado um sorteio de brindes, em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde, entre os participantes, em um ambiente de descontração e bate-papo.

 



 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.