Unifeso - Palestra sobre Comitê de Ética em Pesquisa orienta estudantes de Engenharia Civil e Ciência da Computação

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Palestra sobre Comitê de Ética em Pesquisa orienta estudantes de Engenharia Civil e Ciência da Computação

26-04-2019

No dia 4 de abril, estudantes da disciplina Práticas Integradas em Ciências e Tecnologias III, dos cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), participaram de uma importante palestra sobre o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), ministrada pela professora Alba Barros Souza Fernandes, coordenadora de pesquisa da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) e coordenadora do CEP-Unifeso. Na ocasião, ela falou sobre a importância da avaliação ética de todos os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como participantes da pesquisa. “Abordei as principais resoluções do Conselho Nacional de Saúde, como é o processo de tramitação e avaliação dos projetos na Plataforma Brasil, além de contextualizar a evolução da bioética em relação à pesquisa no Brasil”, contou a professora Alba. 

O convite para a professora Alba falar sobre o assunto partiu do professor Francisco Jovando, responsável pela disciplina que, segundo ele, os alunos desenvolvem ou continuam o desenvolvimento de projetos que planejam implementar em algum momento da sua carreira. “Julgo esse conhecimento, ou seja, saber a existência do CEP, seus objetivos e atribuições, fundamental para todos os docentes e discentes. A importância da orientação para a pesquisa é fundamental para que os mesmos não cometam erros que possam comprometer o projeto em desenvolvimento. Como são alunos do terceiro período, o conhecimento que os mesmos têm sobre pesquisa ainda está incipiente. Dessa forma, a palestra se mostrou de extrema relevância para os discentes e para nós docentes”, observou Francisco. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.