Unifeso - Parque Montanhas de Teresópolis completa dez anos e ganha livro e selo comemorativos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Parque Montanhas de Teresópolis completa dez anos e ganha livro e selo comemorativos

23-07-2019

Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis completa uma década de existência neste mês de julho. Para celebrar, no dia 20 de julho, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) lançou, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, e com os Correios, um Selo Comemorativo e o livro ‘Montanhas de Teresópolis - Parque Municipal 10 anos’. O lançamento ocorreu na sede de Santa Rita e contou com a presença dos autores do livro, de acadêmicos e representantes do Unifeso, do prefeito, Vinicius Claussen, de funcionários da prefeitura e do parque, além de autoridades e da comunidade. 

Aos profissionais da Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis e aos professores e pesquisadores egressos do Unifeso, juntaram-se pessoas que construíram trajetórias com diferentes relações com o parque, o que garantiu a diversidade de olhares, fundamental à composição do livro. “A produção literária deste livro foi feita a múltiplas mãos e demandou um trabalho grande de pesquisa, organização, revisão, captura de imagem e diagramação. Tudo isso em apenas cinco meses. São 11 capítulos em 276 páginas. Um livro para ser lido, apreciado e vivido”, disse Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso.

O presidente da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), Antonio Luiz da Silva Laginestra, destacou que a Instituição estará sempre aberta a participar de iniciativas como esta. “Há diversas possibilidades de colaborarmos com a nossa prefeitura e com a cidade. O que é bom pra Teresópolis é bom para a Feso”, pontuou.



Criação do Parque

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi criado por meio do decreto 3.693, de julho de 2009, o que representou um passo de enorme relevância para a conservação da biodiversidade da Região Serrana do Rio de Janeiro. O parque possui 4.397 hectares, correspondendo a 18 vezes o tamanho do bairro do Alto. A média mensal de visitantes, em 2010, um ano após a criação da unidade de conservação, era de 214 pessoas. 

Atualmente, cerca de 1.300 pessoas visitam o Montanhas de Teresópolis, por mês. “Estamos trabalhando há anos nesta área, e ver o parque cheio sempre foi nosso desejo. O turismo do parque hoje é muito focado na Pedra da Tartaruga e na Pedra do Camelo. O camping da Tartaruga tem ficado lotado todos os fins de semana, e isso é muito bom, mas queremos trazer o turismo também para o Segundo Distrito. Então, já temos um projeto de fazer um labirinto verde, um borboletário e um centro de triagem de animais silvestres”, explicou Flávio Luiz de Castro Jesus, secretário de Meio Ambiente. Ele informou que uma nova trilha para a Pedra Alpina foi inaugurada no parque e que serão construídos banheiros e cozinha de apoio ao camping. “A ideia é criar ambientes diferentes para atrair públicos diferentes, que possam visitar este parque sempre”, disse. 



Estudos de levantamento de fauna, realizados no Montanhas de Teresópolis, apontaram, até abril de 2019, 304 espécies de animais, sendo que 21 delas encontram-se em algum grau de ameaça de extinção. O local abriga uma vasta área de Mata Atlântica, fonte de aprendizado, de admiração e, principalmente, de preservação. A criação do parque afastou da área extratores de pedras e outras práticas criminosas. Trata-se de um campo vasto para pesquisas e descobertas, além de fonte de entretenimento, com dezenas de vias de escalada e muitas alternativas de atividades desportivas sustentáveis, além de infinitas possibilidades para o exercício da educação ambiental. 

“Tenho certeza de que muitos aqui estão surpresos com esta bela sede que temos em Santa Rita. Montanhas de Teresópolis é o maior parque municipal do Brasil. Teresópolis está cercada por parques e tem uma vocação muito importante, principalmente, porque todos os rios que cortam a nossa cidade nascem em Teresópolis. Temos uma grande responsabilidade que é preservar esses rios e suas nascentes”, destacou o prefeito Vinicius Claussen. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.