Unifeso - PET-Saúde expõe vivências durante IV Confeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




PET-Saúde expõe vivências durante IV Confeso

03-09-2019

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi representado por docentes e discentes durante o IV Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (IV Confeso). Além da mostra de “Experiências e Sensibilidades do PET-Saúde do Unifeso: O Que Vivemos na Fazenda Ermitage”, as experiências e os saberes em educação foram compartilhados em uma mesa redonda do PET-Saúde do Unifeso.

O PET-Saúde constitui iniciativa do Ministério da Saúde para qualificação dos profissionais da Saúde, em conjunto com a formação de estudantes de graduação em ações de práticas de iniciação ao trabalho. O desenvolvimento do Programa PET-Saúde no Unifeso objetiva integrar estudantes, professores e trabalhadores de diferentes profissões de saúde para o planejamento, implementação e acompanhamento da proposta do Projeto “A Interprofissionalidade in loco – O IETC Integrando Vidas”. 

Entre os expositores, estava professora Renata Mendes, enfermeira supervisora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e responsável pela coordenação de um dos cinco grupos tutoriais que trabalham no projeto. Ela avalia o programa como um processo colaborativo que tem sido muito importante, inclusive para o seu crescimento profissional. “É uma troca de experiências da realidade do trabalho com o cenário vivo, quando nos inserimos em realidades como as da Fazenda Ermitage. É o momento de ensinar, aprender, ouvir e discutir em grupo determinada situação de saúde. O interessante é que na interprofissionalidade trabalhamos na lógica de uma linha de cuidado em conjunto, quando todos os profissionais, das diversas áreas envolvidas, discutem a situação do paciente e refletem acerca de uma melhor qualidade de vida dele. Essa discussão culmina em um produto voltado ao cuidado e à atenção voltada a essa pessoa ou para o coletivo onde estamos atuando”, conta a professora Renata. 

O programa é destinado aos preceptores, estudantes e docentes de curso de graduação da área da Saúde que, representados pela Instituição de Ensino, em conjunto com as secretarias de Saúde estaduais e municipais, elaboram projetos cujas ações contemplam recomendações do Ministério da Saúde para a qualificação dos profissionais e formação de estudantes em consonância com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto do Unifeso ainda está no início, mas os resultados parciais deste trabalho já vêm sendo apresentados e expostos à comunidade acadêmica e ao público em geral em diversas oportunidades. Saiba mais.



Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.