Unifeso - Podcast: Professora e estudantes desmistificam a gestação no Maternidade Fora da Caixa

08-04-2020

Seios caídos, intestino preso, dentes frágeis, recorrência ao banheiro para urinar e inchaço nos pés são apenas algumas das mudanças fisiológicas comuns durante o período de gestação. Para desmistificar esses e outros incômodos tão comuns e pouco abordados no período do pré-natal, a professora do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Cláudia  Cristina Dias Granito, e as estudantes Alice Damasceno Abreu, do curso de Enfermagem, e Maria Laura Granito, do curso de Medicina, gravaram uma série chamada Maternidade Fora da Caixa, cujo segundo episódio estreia esta semana no podcast Unifeso.

O primeiro episódio aborda as transformações no corpo da gestante que ninguém conta (ouça aqui). Já no segundo, elas falam sobre as alterações no corpo e no humor da mulher durante o puerpério, popularmente conhecido como resguardo. Trata-se de um período bastante delicado para a recém-mamãe, e mesmo as bem-intencionadas visitas podem ser fonte de stress. Episódio recomendado não só às mães e gestantes, mas a todos que convivem com elas (escute aqui).

“Agradecemos imensamente a oportunidade que o Unifeso nos proporcionou em disseminar, de maneira tecnológica, os assuntos relacionados à maternidade e que, na verdade, ninguém conta! De maneira muito descontraída, abordamos nesses episódios todos os anseios das gestantes que, muitas vezes, se sentem envergonhadas em falar sobre os assuntos, mas que são sintomas e manifestações comuns”, explica Alice Damasceno, estudante do quinto ano de Enfermagem.

A professora Cláudia Granito lembrou que o podcast torna-se ainda mais necessário e fundamental, em tempos de isolamento social. “A informação descontraída e verídica proporciona às gestantes conforto e alento. Além das mudanças corporais envolvidas na gestação, abordamos, de maneira clara, o comprometimento mental tão comum no período do puerpério, e que achamos necessário informar aos familiares, às visitas, sobre os palpites em relação à criação do bebê”, explicou Cláudia.

Quer saber mais sobre maternidade? Então siga o perfil @maternidadeforada.