Unifeso - Unifeso lança pós-graduação em Prevenção, Reabilitação e Performance em Esportes Outdoor

05-01-2023

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) acaba de lançar sua pós-graduação em Prevenção, Reabilitação e Performance em Esportes Outdoor. O curso, que terá duração de 12 meses, tem como grande diferencial estimular a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade entre profissionais fisioterapeutas e de educação física.

“Ambos são profissionais capacitados a trabalhar nos processos reabilitação e de ganho de performance, cada um em momentos distintos, mas o trabalho conjunto é fundamental. Ao trazermos este curso, temos também um propósito de criar um grande network que irá fortalecer o mercado deste profissionais, que podem tanto formar parcerias quanto se recomendarem a clientes, tendo a certeza de que ali se encontra um profissional altamente qualificado e capacitado a atender estes praticantes de esportes outdoor, um público que é cada vez mais exigente quanto a qualidade dos serviços prestados”, observou o coordenador do curso, professor Igor Maurício Antunes Carvalho.

Outro ponto positivo que o curso traz é a qualidade dos docentes, com profissionais que fazem parte da comissão técnica e de saúde do time profissional do clube de regatas do Flamengo, profissionais que já fizeram parte da fisioterapia do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), tendo participação em olimpíadas, pan-americanos e torneios mundiais em diversos esportes, os quais serão abordados ao longo curso. “Vários de nossos docentes, além da vivência prática, são professores e pesquisadores de renome em suas respectivas áreas de atuação”, garante Igor.

O coordenador enxerga o mercado de trabalho na área de esportes outdoor com otimismo, por este estar em franca expansão e com uma demanda enorme por parte dos potenciais clientes, sejam eles alunos/atletas, sejam eles pacientes. Segundo Igor, durante a pandemia houve uma forte migração de consumidores de academias para a busca de práticas em lugares abertos, visando uma menor exposição ao vírus da Covid-19, o que aumentou consideravelmente o número de praticantes de esportes como o ciclismo, futevôlei, beach tennis, vôlei de praia, trail run, surf, canoa havaiana, stand up paddle, entre outros. Contudo, ao mesmo tempo, percebeu-se uma deficiência no mercado.

“Os profissionais de educação física, por exemplo, são extremamente voltados à área de fitness e não compreendem as reais demandas relacionadas aos esportes mencionados, focando muito no modelo vigente direcionado para estética e emagrecimento e não conseguindo atender, satisfatoriamente, às necessidades de busca por uma melhora da performance esportiva que este público exige. Na outra mão, a fisioterapia tem também um modelo de atendimento muito genérico quanto ao atendimento de lesões músculo-esqueléticas. A enorme maioria dos profissionais segue os mesmos protocolos de reabilitação para, por exemplo, uma lesão de ombro, mas quando pensamos nas demandas do ombro de um remador de canoa havaiana e nas demandas do ombro de um jogador de volêi de praia ou de beach tennis, essas demandas são diferentes, pois as mecânicas e exigências articulares, nestes esportes, são diferentes”, explicou o professor Igor.

Graduado em Educação Física e na reta final da graduação em Fisioterapia, o professor Igor é mestre em Ciências da Reabilitação, membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica desde 2020, atua como personal trainer, principalmente na área de retreinamento de lesões músculo-esqueléticas, e como preparador físico pessoal de atletas amadores e de alto rendimento dos mais variados esportes, como corrida de rua, esportes a vela (iatismo), karatê, entre outros. O coordenador da nova pós do Unifeso possui ainda certificações internacionais em avaliação do movimento como o FMS e o Anatomy Trains, bem como outras certificações nacionais em avaliação do movimento, neurociência do movimento e da dor.