Unifeso - Prefeito Renato Bravo visita instalações do UNIFESO

Prefeito Renato Bravo visita instalações do UNIFESO

10-04-2018

No dia 5 de abril, o prefeito Renato Bravo e secretários municipais de Nova Friburgo estiveram em Teresópolis conhecendo o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e suas instalações, utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem e para a prestação de serviços à população nas mais diversas áreas. Os representantes municipais da cidade vizinha passaram pelas unidades Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, Campus Quinta do Paraíso e Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

HCTCO: uma unidade de referência da Saúde

Pela manhã, o prefeito Renato Bravo percorreu instalações como enfermarias, maternidade, CTI, proto-socorro e centro cirúrgico, conhecendo serviços como o de emergência referenciada e os projetos desenvolvidos de expansão do hospital. “Gostaria de parabenizar a FESO pelo maravilhoso trabalho realizado em Teresópolis através do hospital. Estou muito feliz por estarmos construindo uma parceria verdadeira, que vai trazer bons frutos não só para Teresópolis, mas para toda a região”, declarou o prefeito, enaltecendo “toda a equipe da FESO pelo profissionalismo”. O prefeito apontou ainda o HCTCO como “uma referência, porque tem aliado a assistência, a pequisa, o trabalho e o bom atendimento na Saúde”. Ele esteve no hospital acompanhado por Christiano Huguenin, secretário de Saúde de Nova Friburgo; Ana Luzia Alves Monteiro, Diretora do Hospital Raul Sertã; Samyra Oliveira Santos, coordenadora de Enfermagem da Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro; e assessores de governo.

Os gestores do município de Nova Friburgo foram recebidos na unidade pelos professores Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da FESO; Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina; Rosane Rodrigues Costa, Diretora geral do HCTCO; e as enfermeiras Adriana Coutinho, Diretora de Enfermagem do HCTCO; e Claudia Cardoso Correa Páramo, Diretora Administrativa do HCTCO. Todos se reuniram para uma apresentação estruturada sobre os hospitais de ensino no Brasil, ressaltando suas características e importância para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A professora Verônica Albuquerque elogiou a importância “do protagonismo do prefeito Renato Bravo nesta lógica de incentivar a questão do fortalecimento regional, demonstrando uma postura muito interessante que é de enxergar, diante da crise e da dificuldade em que o estado passa, uma oportunidade dos municípios estarem mais unidos, em uma postura mais colaborativa. Vejo nele um líder político com vontade de construir relações visando melhorias, não só para Nova Friburgo mas como para toda a região”. Neste contexto, a Reitora reforça a importância do movimento do UNIFESO “no sentido de qualificar a assistência à Saúde em unidades de saúde como o Raul Sertã, por meio da transformação em mais um hospital escola na região”.

O Pró-Reitor José Feres também se demonstrou entusiasmado com a parceria e adiantou que “agora estão sendo constituídos grupos de trabalho para a definição de projetos específicos na área da Atenção Básica, na Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro e no Hospital Raul Sertã”.

Seminário de Desenvolvimento Regional em Nova Friburgo

Na efetivação do UNIFESO como Instituição de caráter regional, foi colocada em pauta a construção de um termo de referência para a realização de um seminário sobre Desenvolvimento Regional, previsto para o segundo semestre deste ano em Nova Friburgo, para o qual serão convidados os prefeitos dos municípios da Região Serrana, empresários e representantes de demais instituições que atuam na área de promoção do desenvolvimento da região. De acordo com o professor José Feres, o seminário vai apresentar experiências exitosas dos municípios participantes e identificar necessidades regionais. “Este é o passo inicial para a elaboração do Seminário que terá entre seus eixos de discussão as questões da Tecnologia e Inovação, da Saúde e Cidadania e da Educação e Meio Ambiente”, disse.

Estiveram presentes neste primeiro encontro representando Nova Friburgo o secretário Marcelo Verly, de Ciência e Tecnologia; e os subsecretários Nathália Peixoto, de Turismo; e Walter Tuller, de Desenvolvimento Econômico. Eles se reuniram com os gestores do UNIFESO, o Pró-Reitor José Feres e as professoras Edenise Antas, Diretora de Ensino a Distância; Elaine Maria Senra, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais; Mariana Beatriz Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde; e Vivian Telles Paim, Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia.

Na oportunidade, visitaram laboratórios e outros espaços do UNIFESO utilizados nas mais diferentes áreas acadêmicas para o ensino, a pesquisa e a extensão, conhecendo os coordenadores de cursos e os serviços oferecidos pela Instituição. “Eles vislumbraram muitas possibilidades de ação e parcerias em diferentes áreas dos municípios, ficando muito impressionados com a estrutura dos campi visitados”, destacou a professora Ana Maria. Ela também ressaltou os benefícios destas parcerias para os estudantes do UNIFESO. “Temos como um dos eixos do nosso Projeto Pedagógico Institucional a integração ensino-trabalho-cidadania. Estamos concretizando isso numa base mais regionalizada, envolvendo todos os cursos, ampliando os cenários de prática e, com isso, aprimorando a formação profissional”, explicou.