Unifeso - Professor e egressos de Engenharia têm artigos aprovados para conferência europeia sobre solos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professor e egressos de Engenharia têm artigos aprovados para conferência europeia sobre solos

27-03-2020

O nome do professor Thiago de Souza Carnavale, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), está entre o de pesquisadores de todo o mundo que terão seus trabalhos apresentados durante o E-UNSAT 2020, a 4ª Conferencia Europeia sobre Solos Não Saturados. O evento estava programado para acontecer em junho, em Lisboa (Portugal), mas, devido ao surto de COVID-19, a conferência foi adiada, com novas datas previstas para 19 e 21 de outubro de 2020.

Entre os trabalhos submetidos e aprovados no evento, estão artigos desenvolvidos no Unifeso com egressos da Engenharia Civil: “Uma Comparação entre Curva de Retenção do Solo e a Velocidade de Onda Cisalhante (V S) Adquirida como Uso de Bender Elements: Avaliação do Módulo de Cisalhamento Máximo (G Max ) por Acoplamento de Diferentes Energias”, com o recém-formado engenheiro Caio de Mattos Azevedo de Paula, e a “Comparação entre as curvas características de retenção de água no solo com base no método do papel de filtro e na distribuição de tamanho de grão/previsão de volume e massa: Uma avaliação dos dados de entrada decorrentes do hidrômetro e do analisador de tamanho de grão Cilas”, estudo feito com o acadêmico, na época, Marcos Felipe da Silva André.



Marcos Felipe, formado ano passado pelo curso de Engenharia Civil, conta que a sua pesquisa teve como foco o estudo na área de solos não saturados, visando demonstrar, de maneiras diferentes, a obtenção da curva característica de água no solo.  Foram utilizados dois métodos: o padrão, que é com o papel filtro, e um outro em que foi um acoplado do analisador de partículas, que é o Cilas, com o software Soilvision. 

O estudo levou cerca de sete meses, todos os dias nos laboratórios do Unifeso. “Retiramos o material do próprio campus Quinta do Paraíso, onde aproveitamos uma obra que estava em andamento e pegamos as amostras”, conta Marcos. A experiência foi tão proveitosa para o recém-formado que ele pretende continuar atuando em pesquisas, seguindo para um mestrado em engenharia, dentro de áreas que tratam de fundações, contenções, estabilizações de taludes, barragens e túneis.

Marcos enaltece os docentes, em especial aqueles que o ajudaram no trabalho, os professores Thiago Carnavale Raquel Carvalho de souza, “que são bem capacitados e especialistas nesta área de solos”, e destaca a infraestrutura, “que conta com diversos equipamentos disponíveis para os estudantes utilizarem, coisa que não vemos em outras faculdades”. 

O professor Thiago ressalta que “o Unifeso possui grande contribuição no suporte para desenvolvimento dos trabalhos. Atualmente, os laboratórios de excelência do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), situados no campus Quinta do Paraíso, permitem o desenvolvimento de pesquisas avançadas em engenharia civil”. 

Uma Terceira pesquisa do professor Thiago que também estará no congresso recebe o título “Uma avaliação dos valores de sucção e resistividade para determinação da Curva de Resistividade Solo-Água”, desenvolvida junto a acadêmicos da PUC-Rio. 

Pós-Doc 

O professor Thiago realizou, recentemente, seu pós-doutorado na Technische Hochschule zu Köln. “O trabalho foi extremamente produtivo, gerando produção científica e parcerias acadêmicas. A pesquisa envolveu a avaliação de solos tropicais e a análise de processos erosivos”, contou.



Saiba mais: Engenharia Civil do Unifeso é nota máxima em avaliação do MEC







Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.