Unifeso - Quer seguir na área da saúde? São diversas alternativas e aptidões para estes os profissionais

05-01-2023

O mercado na área da saúde é muito abrangente e positivo, considerando o crescimento populacional e a expectativa de vida, o que traz a demanda de formação contínua de novos profissionais. Ou seja, é promissora para quem está decidindo a profissão que vai seguir. Saber lidar com pessoas, estar sempre atualizado, trabalhar em equipe e ter muita atenção a pequenos detalhes são algumas características de quem tem o perfil para trabalhar nesta área.

A escolha da profissão não é fácil, e algumas pessoas podem até demorar um tempo para escolher. Foi o caso de Maycon Douglas Gomes do Carmo, que trabalha como cozinheiro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem o sonho de trabalhar com algo relacionado ao esporte.

Entre tantas opções, ele viu na nutrição a oportunidade de ser um profissional completo e de se qualificar ainda mais para poder atender os atletas da melhor forma possível. “Acho que fiz a escolha certa, pois desde o primeiro dia me apaixonei pela nutrição e acredito que já sou um profissional melhor”, declarou Maycon que, em 2022, colocou os planos em prática e ingressou no curso de Nutrição do Unifeso. “Escolhi a Instituição principalmente por sua estrutura pois, para mim, está entre as melhores universidades. O que o Unifeso me proporciona em termos de qualidade de ensino e integração é impressionante. Espero levar comigo pra sempre até depois de formado”, disse Maycon.

E para quem se identifica com esta missão do cuidado com o outro, seja com pessoas ou animais, a boa notícia é que existem diversas opções de cursos, nas modalidades presencial e híbrido, na área da saúde, ofertados pelo o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e que estão com inscrições abertas para o Vestibular 2023.1 (inscreva-se aqui). No Unifeso, o acadêmico tem uma formação humanizada, em cenários reais de laboratórios de alta tecnologia, hospital próprio de ensino e grandes mestres. A novidade é que a instituição de ensino está expandindo a qualidade de seu ensino presencial para o Ensino a Distância e, a partir deste ano, está ofertando graduações na área da saúde também na modalidade híbrida (modelo que combina presencial e a distância), inaugurando polos em outras cidades. Veja os cursos/modalidades e confira no edital as cidades onde são ofertados:

Biomedicina (presencial e híbrida)

As competências e habilidades desenvolvidas possibilitarão uma sólida formação para a pesquisa, no apoio ao diagnóstico, no ensino das ciências básicas, na prevenção e na promoção em saúde, com especial atenção nas áreas de gestão e gerenciamento laboratorial, nas análises clínicas na biomedicina estética e imagenologia. Saiba mais aqui

Educação Física (híbrida)

Ofertado no modo Bacharelado e no modo Licenciatura, o curso de Educação Física busca proporciona a formação generalista de profissionais capazes de, por meio das diferentes práticas corporais e modalidades do exercício físico, desenvolver práticas fundamentadas científica, filosófica, ética e esteticamente. Saiba mais aqui.

Enfermagem (presencial)

O curso de Enfermagem do Unifeso é o único da região que adota metodologias ativas de ensino-aprendizagem, fundamentado em uma formação teórico-prática a partir da realidade sócio epidemiológica loco regional; possibilita a inserção do estudante, desde os primeiros períodos, em espaços de aprendizagem diferenciados, além dos diversos cenários reais de prática. Saiba mais aqui.

Farmácia (híbrida)

A estrutura curricular do curso de Farmácia é diversificada e atual, possuindo categorias norteadoras que permitem a integração dos conhecimentos básicos e profissionais, que são consolidados nos diversos cenários de estágio. Saiba mais aqui.

Fisioterapia (presencial)

O curso acumula ótimos resultados em avaliações da qualidade do Ensino Superior, como o exame do ENADE - resultando no CPC nota 4 do MEC. Além de vivenciar a experiência do SUS, um diferencial do curso são os potentes cenários de prática próprios, como Ambulatórios da Clínica-Escola de Fisioterapia, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e os laboratórios de prática. Saiba mais aqui.

Medicina Veterinária (presencial)

O curso oferece uma grande diversidade de ambientes formativos práticos, como a Clínica-Escola, os laboratórios e outros cenários que são oferecidos através de convênios com propriedades rurais da região, bem como com instituições públicas e privadas. Saiba mais aqui.

Nutrição (presencial e híbrida)

Para contemplar as competências, as estratégias de ensino-aprendizagem contemplam aulas teóricas presenciais e em ambiente virtual, aulas práticas em laboratórios, grupo de estudo, discussão de caso clínico, seminários, inserção em cenários de prática reais, inserção em programas de iniciação científica, extensão e monitoria. O curso conta ainda com uma infraestrutura completa, incluindo o Laboratório do Processamento de Alimentos (LPA). Saiba mais.

Odontologia (presencial)

O curso busca diferenciar experiências associando as práticas laboratoriais à clínica odontológica e a questões como a administração e gestão em saúde bucal, incluindo componentes dos ambientes públicos e privados do sistema de saúde. Instrumentaliza os estudantes a serem empreendedores, gestores, empregadores e líderes de equipes de saúde, ampliando sua qualificação profissional. Saiba mais.

Psicologia (presencial)

A inovação se faz presente na estrutura curricular que possibilita, efetivamente, a articulação entre teoria e prática ao longo de todo o percurso formativo. Sustentado pelo tripé ensino-pesquisa-extensão e pelo reconhecimento do papel da Psicologia como campo de conhecimentos e práticas fundamentais para o processo de consolidação da cidadania e da garantia de direitos. Saiba mais.