Unifeso - Projeto Egresso vai capacitar estudantes para provas de concursos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Projeto Egresso vai capacitar estudantes para provas de concursos

05-03-2020

Cerca de 400 estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Direito participaram, no dia 4 de março, da oficina de abertura do Projeto Egresso 2020, que aconteceu no Espaço Higino. O professor doutor Alexandre Nicolini, consultor externo contratado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi convidado para palestrar sobre a importância do estudante se capacitar melhor para o mercado de trabalho e sobre o novo perfil de egresso diante deste novo mercado.

Estiveram presentes no evento as diretoras do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Ana Maria Gomes de Almeida, e do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Vivian Paim, além dos coordenadores dos cursos. O Projeto Egresso acontece na instituição desde 2018 e foi pensado para todos os estudantes que estão para se formar no Unifeso. Os alunos dos últimos anos serão capacitados para terem melhor desempenho em concursos ou provas de conselho. 

“Em 2020, o projeto está muito mais potente. Além das oficinas, os estudantes farão simulados para que possamos identificar algumas lacunas que eles tiveram durante o processo de aprendizado. Com base nesses resultados faremos atividades focadas no preenchimento dessas lacunas”, explicou a professora Vivian. Segundo ela, o foco do projeto é o mercado de trabalho. Os alunos serão expostos a modelos de avaliação, como provas de concurso e Enade. “Queremos que os estudantes saiam com maior assertividade na resolução de questões”, afirmou. 

A professora Ana Maria destacou que o projeto é um pleito antigo dos alunos. “O Projeto Egresso vem atender a um anseio de vocês, que é antigo. Queremos que vocês tenham segurança ao responder as questões”, ressaltou. 

Oficinas integradas

As oficinas acontecerão de forma integrada e não voltadas para uma graduação específica. Haverá também algumas atividades por curso. O projeto vai acontecer ao logo de 2020 e irá até o Teste de Progresso, que será um dos simulados. A ideia é que os melhores desempenhos dos simulados sejam premiados. 

O professor doutor Alexandre Nicolini destacou em sua palestra que projetos como este não são uma realidade na maioria das faculdades. “Posso afirmar que 95% das instituições de ensino não têm iniciativas como o Projeto Egresso do Unifeso. Trata-se de uma preocupação da instituição em dizer o seguinte: meu trabalho não termina quando eu entrego o diploma. Meu trabalho termina quando estou seguro de que meu aluno vai pegar o diploma e vai ser alguém no mercado de trabalho. A preocupação do Unifeso não termina na formatura de vocês. O futuro não é o diploma, o futuro é o que vem depois do diploma. E estou feliz em trabalhar para o Unifeso porque percebo que as pessoas estão preocupadas com o futuro dos seus alunos. E o Projeto Egresso é uma prova disso”, disse o palestrante.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.