Unifeso - Revitalização em espaços de convivência agrada estudantes

Revitalização em espaços de convivência agrada estudantes

21-05-2020

Ambientes agradáveis de convívio para a comunidade acadêmica e seus visitantes. Seja para saborear um lanche, ouvir uma música, jogar conversa fora, olhar as redes sociais, se atualizar com as notícias, ou até ver um ‘crush’, assim foram planejadas as áreas de convivência do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), pensando no bem-estar das pessoas que ali frequentam e em suas diferentes necessidades do dia a dia.

Quem estuda Medicina, por exemplo, sabe que a rotina acadêmica é cansativa e cheia de compromissos, em uma carga horária integral que exige muito empenho e concentração. Contar com espaços humanizados para uma pausa nessas jornadas diárias acaba sendo um grande diferencial para os futuros médicos.

A estudante Mariana Reis escolheu fazer Medicina por ter um lado humano forte. Esta mesma sensibilidade que a jovem carrega a fez, desde criança, ser uma dedicada escritora, tendo publicado seu primeiro livro aos 13 anos, chegando a ser convidada para participar da Bienal do Livro. Nos espaços de convivência é fácil de encontrar Mariana, lendo um livro e colocando os pensamentos em ordem, dando uma pausa para sua atribulada rotina nestes locais, onde ela garante que a deixam mais leve. Confira, nas palavras da estudante e escritora, a relevância deste espaços:

“A faculdade oferece espaços que nos permitem descansar, nem que seja por pouco tempo, e distrair um pouco a mente. Próximo ao pátio, temos um espaço com banquinhos e um teto transparente, por onde a luz do sol pode passar. Nos dias mais frios, porém com sol, é ótimo para nos aquecer um pouco. Por se tratar de um local aberto e de passagem, é ótimo para passar a hora e conversar: sempre tem alguém passando por ali.

Nos corredores do espaço comum a todos, há também outros bancos, onde particularmente gosto muito de passar o tempo fazendo uma leitura, nos horários livres. Na cantina, o espaço não serve apenas para servir as refeições. É um ambiente também para reunião e interação entre os alunos, professores e funcionários durante intervalos ou antes das aulas.

E ali por perto da máquina de café, sempre tem alguém conversando e postando fotos. Dessa forma, esses espaços proporcionam um descanso frente a tantas tarefas do dia a dia. Além deles, por fim, vale destacar algo que, sem dúvidas, desvia todos os olhares e toda atenção: a vista linda que temos da Serra dos Órgãos... É capaz de nos alegrar em instantes! Vista privilegiada, nos permite apreciar um pouco da natureza. Até visitantes especiais já recebemos, como um lindo casal de tucanos que volta e meia passeiam por ali!
”, descreveu Mariana.

Revitalização dos espaços

De acordo com a Diretora de Administração, Solange Horta, o projeto de reestruturação dos espaços de convivência do Unifeso iniciou no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, mas em suas próximas etapas abrangerá o campus Quinta do Paraíso, na Prata. “Ele busca propiciar mais conforto e bem-estar social a todos os estudantes, pois sabemos que o Unifeso é uma extensão de suas casas, considerando que grande parte destes estudantes passa praticamente o dia todo em nossas instalações, e nada melhor do que usufruir de um ambiente aconchegante e acolhedor não é?”, defende Solange.

Ela conta que estas reformas iniciaram com a melhoria da cantina, “onde tivemos a remodelagem do espaço com uma arquitetura contemporânea, atendendo sempre à acessibilidade, que trouxe ainda diversificação na oferta de produtos, que incluiu a instalação de uma coffee station da The Hot Machine, esta que também foi instalada no prédio novo do Campus Quinta do Paraíso”.

Ainda no campus sede, as melhorias se desdobraram para o refeitório e sala de estar, que também foram motivados a trazer comodidade e melhor socialização durante as refeições daqueles que utilizam estes espaços. “Propomos também, com a reformulação do atendimento ao aluno, criar uma área de convivência ao ar livre, como ficou os arredores da central de matrícula, num deck com lindo paisagismo que permite pequenos breaks e a possibilidade de vislumbrar o cenário exuberante do Dedo de Deus", conta a Diretora.

O plano agora atenderá o campus Quinta do Paraíso, onde estão em fase de elaboração os projetos de melhoria dos ambientes, com propostas do arquiteto Sergio Braga e que, em breve, serão iniciadas as obras. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento, em espaços acessíveis, agradáveis e com instalações confortáveis e modernas.

Vestibular de Medicina do Unifeso com inscrições abertas

O Vestibular de Medicina 2020.2 do Unifeso está aberto, e os candidatos devem se inscrever até o dia 11 de junho, acessando o site. Ao todo, são 40 vagas oferecidas para o segundo semestre de 2020. Saiba mais acessando o edital.