Unifeso - Seminário apresenta resultados da Pesquisa Trienal realizada pelo UNIFESO

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Seminário apresenta resultados da Pesquisa Trienal realizada pelo UNIFESO

18-12-2018

No dia 13 de dezembro, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) apresentou para a comunidade acadêmica o Seminário de Resultados da Pesquisa Trienal - Eixos 4 e 5

“Vejo o quanto é gratificante como aluna participar da pesquisa para a melhoria da Instituição. Antes eu era completamente leiga em assuntos como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico do Curso, mas hoje já estou por dentro e consigo passar o conhecimento que adquiri como pesquisadora para meus colegas da faculdade. Só tenho que agradecer a CPA”, disse Ana Clara Ornelas Fontes, formanda do curso de Enfermagem e pesquisadora discente da CPA.

O que é a Pesquisa Trienal? 

A Pesquisa Trienal abrange toda a Instituição através da avaliação da comunidade acadêmica, tanto interna quanto externa, contemplando as dez dimensões preconizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) em cinco eixos. São eles: Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional; Eixo 3 - Políticas Acadêmicas; Eixo 4 – Políticas de Gestão; e Eixo 5 - Infraestrutura. Segundo a professora Vivian Telles Paim, coordenadora da CPA, este ano foram avaliados os eixos 4 e 5. A coleta de dados contou com uma metodologia inovadora em que os pesquisadores utilizaram tablets na abordagem aos entrevistados.

A pesquisa engloba toda a comunidade acadêmica, como funcionários técnicos-administrativos, estudantes e professores, além de usuários dos serviços do UNIFESO, como as clínicas, por exemplo. “É um momento de contato e troca, em que as pessoas têm a oportunidade de conhecer mais a fundo o trabalho da CPA”, colocou Vivian. 

Sobre a CPA

A CPA é formada por representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil e tem como finalidade realizar, acompanhar e tornar pública a avaliação da Instituição. “A CPA é responsável por acompanhar vários projetos de autoavaliação institucional, proporcionando, assim, o aprimoramento dos processos de gestão e planejamento, assim como o fortalecimento do UNIFESO”, explicou Vivian. Ela conta, ainda, que esse processo de autoavaliação começou em 1996, com o chamado Grupo de Avaliação Institucional de Avaliação Continuada. “Em 2000, passamos a ter a nossa comissão permanente de autoavaliação e, em 2004, veio a lei do Sinaes, que regulamenta o sistema de avaliação da educação superior”, disse. 

Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.