Unifeso - Sorria para a Vida: ação social marca o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Sorria para a Vida: ação social marca o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista

25-10-2019

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) abriu as portas para a comunidade de Teresópolis, no dia 25 de outubro, data em que se celebram o Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Dentista, para que todos pudessem vivenciar experiências referentes à saúde da boca. Denominada “Sorria para a Vida”, a ação social contemplou palestras direcionadas a estudantes, a profissionais da área da Saúde e à população. Os participantes puderam, ainda, fazer gratuitamente uma avaliação da saúde bucal.

Foi a primeira vez que o curso de graduação em Odontologia realizou o evento. O resultado foi tão positivo que o curso pretende repeti-lo anualmente. “A ideia surgiu de uma campanha de prevenção do câncer bucal, cuja incidência tem crescido no Brasil. Vimos a necessidade de mobilizar a população para identificar e esclarecer as questões relacionadas à doença. Fomos às comunidades e à Secretaria Municipal de Saúde divulgar o evento para tentar atingir o maior número de pessoas possível”, explicou o professor Leonardo Tostes, coordenador das Clínicas-Escola e Profissional do Unifeso. 



O professor Eulmar Heringer lembrou que, além de celebrar a saúde bucal, a data também comemora o Dia do Dentista. “Por isso, o evento está abrangendo não só a questão do câncer de boca, mas também a saúde bucal dos bebês, desde a fase intrauterina até os dois anos de idade”, disse.

Após assistirem à palestra sobre o câncer, os estudantes de Odontologia atenderam a população na clínica-escola, quando puderam fazer busca ativa de lesões nos pacientes. Já as gestantes e mães de bebês presentes receberam orientações sobre higiene bucal e cuidados necessários com os pequenos. 

A dona de casa Simone Gomes Freitas ficou sabendo do evento no Posto de Saúde da Família da Beira Linha. “Minha gengiva às vezes sangra quando eu escovo os dentes, e eu sou diabética, então vim averiguar a saúde da minha boca”, contou. Simone deu os parabéns para o curso de Odontologia e disse que achou a ideia do evento muito boa.



Julia Oliveira de Resende, estudante do 4º ano de Odontologia, aprovou a iniciativa e acha que deveria se repetir todos os anos. “Não adianta fazermos um evento só para a comunidade acadêmica, o principal é a presença da população e de podermos passar conhecimento para as pessoas. Não é todo mundo que tem acesso ao dentista, por isso, é importante orientarmos, ensinarmos sobre a escovação adequada e sobre a saúde bucal”, destacou. 

A ação terminou com uma grande confraternização entre estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos no espaço de convivência do campus Antonio Paulo Capanema de Souza.

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.