Unifeso - Unifeso faz parte da formação da família Pereira desde 1979

Unifeso faz parte da formação da família Pereira desde 1979

15-02-2019

A trajetória de mais de 50 anos da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) vem marcando histórias e formando gerações, de pais para filhos, como a família da advogada Iza Maria dos Santos Lima da Silva Pereira. O marido é formado em Medicina (1979), sua filha do meio está no internato de Medicina, o caçula é aluno de Ciência da Computação, e ela é uma das calouras mais animadas do curso recém-lançado de Arquitetura e Urbanismo.

O marido, José da Silva Pereira, mais conhecido como o Dr. Pereira, nasceu em Teresópolis, onde sempre morou, saindo a primeira vez para cursar Medicina Veterinária na UFF, numa época que ainda não havia ensino universitário em Teresópolis. Quando a Feso foi fundada com o curso de Medicina, ele iniciou seus estudos na área e, de acordo com sua esposa, o Dr. Pereira ainda se relaciona com o grupo de amigos da faculdade, “principalmente por se tratar de um grupo de médicos bem atuantes e com bastante destaque nas áreas em que atuam. Motivo de muito orgulho por fazer parte da família Unifeso”.

A cidade foi palco do namoro do casal, que culminou em uma bela família com três filhos, nascidos e criados na Serra. De acordo com Iza Pereira, a filha mais velha quis “criar asas”, se destinando ao Rio de Janeiro, onde se formou advogada e, atualmente, se prepara para concurso. Já a filha do meio, Maria Luiza Barros Pereira, seguiu os passos do pai e está cursando Medicina no Unifeso. “Ela está amando o curso. Quis ficar perto de casa e não se arrependeu, pois o curso atendeu as expectativas”, contou Iza.

O filho mais novo, José Barros Pereira, também optou por estudar em Teresópolis, mas na área da tecnologia, no curso de Ciência da Computação, e hoje está no 4º período. “Ele se encontrou no curso, inclusive incentivando os colegas a não saírem da cidade para estudar. E já está trabalhando na área”, comemorou Iza.

“E agora eu, formada em Direito pela PUC/RJ - mesmo porque não havia o Curso de Direito ainda no Unifeso, resolvi concretizar um sonho, colocando em prática uma meta com a alegria da chegada do curso de Arquitetura e Urbanismo”, disse Iza, garantindo que a motivação é a mesma de quando iniciou sua primeira graduação. “Apesar de serem ciências tão distintas em sua estrutura, possuem um objeto comum que é solucionar conflitos ocasionados pelo caos social que nos colocamos. O direito em relação às pessoas, e a arquitetura em relação à topografia das cidades”, comparou a advogada e futura arquiteta.

Diante toda a vivência que tem para contar, Iza acredita que o Unifeso e Teresópolis viraram referência um do outro e defende que a importância da Instituição está em viabilizar para a cidade mercado de trabalho e mão de obra qualificada. “Meu marido acompanhou e conhece a história da criação e da origem da Fundação, que só traz progresso para a cidade, e nós todos somos muito orgulhosos de estudarmos nela, originaria dessa cidade que tanto amamos”, declarou. Para ela, “o melhor de estudar no Unifeso é a tranquilidade de estar numa cidade privilegiada por sua natureza, topografia e que vive longe da violência e desassossego contumazes nos grandes centros urbanos”.