Unifeso - Unifeso participa da campanha nacional do Dia D contra a gripe

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso participa da campanha nacional do Dia D contra a gripe

10-05-2019

O Dia D da vacinação contra a gripe mobilizou profissionais de saúde em todo o Brasil no último sábado, dia 4 de maio. Em Teresópolis, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) uniu esforços com a Secretaria Municipal de Saúde e fechou o Dia D com um número de 900 doses aplicadas. A ação aconteceu na Praça Santa Teresa, no Centro, contando com a colaboração de estudantes e professores do curso de Enfermagem. 

Segundo divulgou o portal do Ministério da Saúde, com a mobilização nacional, 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra gripe, totalizando 26,9 milhões, de 59,5 milhões do público-alvo. A vacina está disponível até o dia 31 de maio nos postos de saúde. O Dia D é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação do grupo prioritário da campanha, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Ação em campi do Unifeso imunizou mais de 1,3 mil

Na segunda quinzena de abril, estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) se mobilizaram em um mutirão de imunização que esteve nos campi Antonio Paulo Capanema de Souza e Quinta do Paraíso e nas unidades do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano e Centro Médico, vacinando contra a influenza o público interno e externo, com foco nos grupos prioritários, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde. 

Na ação, foram aplicadas mais de 1300 doses da vacina. A campanha contou com a apoio de diversos setores, como o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), além de professores e estudantes dos cursos do CCS na mobilização, organização e aplicação das vacinas. 

Um dos objetivos da ação foi fortalecer a relação entre o Contrato de Ação Pública Ensino e Saúde (Coapes), firmado com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, com a proposta de intensificar as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde na campanha de imunização contra a influenza 2019 no município. 

A campanha de vacinação visa proteger contra três subtipos graves da influenza (A H1N1; A H3N2 e influenza B) e tem como foco os grupos prioritários de acordo com recomendações do Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais; professores das redes pública e privada; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais.



Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.