Unifeso - Unifeso promove, em parceria com a Prefeitura, treinamento oficial do Google para interessados em atuar com inovação

14-06-2019

O campus Quinta do Paraíso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu, no dia 8 de junho, o Cloud Study Jam: um treinamento oficial do Google que trabalhou na prática o Cloud Console, o Kubernetes, o Security, o IoT on Cloud e o Machine Learning. O evento foi voltado para estudantes da área de tecnologia do Unifeso e de cidades da região, além de interessados em empreendedorismo, criação de startups e atuar na área de inovação.

A oficina foi promovida em parceria com a Prefeitura de Teresópolis através do InovaTerê. O evento teve como objetivo promover o treinamento e a capacitação de alunos e interessados em aprendizado de máquina e inteligência artificial, visando consolidar a parceria entre o Unifeso e o grupo de desenvolvedores do Google com apoio da prefeitura Municipal de Teresópolis. O encontro também teve o intuito de incentivar o desenvolvimento de futuros projetos que possam utilizar essas tecnologias para criação de startups na região de Teresópolis; e consolidar o networking e as parcerias em áreas de interesse da instituição e do município, com foco em Teresópolis.

Laboratório de Informática

“Entre os temas, escolhemos o Machine Learning (aprendizado de máquina) para começar, pois a ideia é fazer outras oficinas depois. Esta primeira oficina foi toda ministrada através da plataforma do Google contando com a mentoria de dois monitores do GDG (Google Developer Group) Rio, desenvolvedores que têm a chancela do Google”, contou o professor José Roberto Andrade, assessor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Unifeso.

De acordo com o professor Laion Luiz Fachini Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação, esses desenvolvedores trabalham na área de Educação, Tecnologia e Inovação, utilizando ferramenta do Google com tanto para quem busca se especializar, como para quem apenas deseja entrar nesta área. “A ideia é montar um GDG nosso aqui em Teresópolis mas, para isso, precisamos aprender com quem já tem. Para isso, estamos mapeando alguns eventos para fomentarmos aqui na região”, adianta o professor Laion.

Daysi Mendes, coordenadora de empreendedorismo na Secretaria de Trabalho da Prefeitura de Teresópolis, conta que o convênio do InovaTerê com o Unifeso pretende atuar nas questões mais estruturantes, visando tornar Teresópolis uma cidade mais aberta à inovação. Segundo ela, dentro desta parceria será criada uma lei para dar suporte à essas empresas inovadoras na cidade. “Não tem como ter empresas inovadoras sem ter pessoas inovadoras. Por isso buscamos uma oficina para falar sobre inovação e tecnologia, e é muito bom poder contar com o apoio do Unifeso para isso”, salientou Dayse.

Ela recomenda ainda, aos interessados em participar dos próximos encontros, a acessar a rede social Meetup - uma plataforma para encontrar e desenvolver comunidades locais, onde anunciarão os próximos eventos na região.