Unifeso - UNIFESO realiza segunda edição do Curso de Preceptoria na Formação em Saúde

UNIFESO realiza segunda edição do Curso de Preceptoria na Formação em Saúde

04-09-2017

Em agosto começou a segunda edição do curso de extensão em Preceptoria na Formação em Saúde. Na modalidade semipresencial, trata-se de uma estratégia de educação continuada promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e direcionada aos professores/preceptores dos cursos da área da Saúde que atuam nos diversos campos de prática da Instituição.

Solenidade de abertura

Na cerimônia de abertura da segunda turma do curso, o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico, destacou “o valor de ações de educação continuada desenvolvidas para a atividade da preceptoria, principalmente com o apoio das tecnologias de informação e comunicação e proporcionadas pelo ensino online do UNIFESO”. A professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) ressaltou a importância de “cumprir processos de formação de preceptores, a função central na formação de nossos estudantes”.

“O curso vem promover a formação do preceptor, discutindo a preceptoria como atividade pedagógica fundamental no ensino em Saúde. Dentro deste objetivo, a intenção é também a de discutir a função do preceptor na gestão dos processos de ensino e de aprendizagem, no que tange a relação ensino-serviço, a supervisão de estudantes e os modos de avaliação, valorizando a experiência da preceptoria na diversidade dos campos de prática do cuidado em Saúde”, explicou a professora Ana Brasílio, do NAPED, destacando ainda o curso como dispositivo para reflexão das experiências da preceptoria, como forma de construção do conhecimento e oportunidade de vivência ativa da aprendizagem.

Para o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, “a proposta de oferecer este curso reflete o reconhecimento da importância do preceptor como docente, em currículos que estão fortemente estruturados na atividade prática e organizados a partir de competências”.

Estruturado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), os participantes foram organizados em pequenos grupos tutoriais, trabalhando de forma colaborativa, com a mediação de um tutor, facilitador do processo. O curso se desenvolve no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do UNIFESO até o dia 7 de outubro, quando serão apresentados os trabalhos de finalização do curso, as Estratégias de Intervenção feitas pelos participantes.