Unifeso - Unifeso realiza XXXIV Jornada Científica do Internato Médico

Unifeso realiza XXXIV Jornada Científica do Internato Médico

27-09-2019

Após anos de graduação, mergulhando em livros, tutorias, laboratórios, hospitais, postos de saúde, ações em comunidades, entre os diversos cenários de prática e afazeres que um bom médico em formação vivencia, chegou a tão esperada hora da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso para os formandos de 2019 do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

No dia 20 de setembro, eles defenderam suas pesquisas na XXXIV Jornada Científica do Internato Médico, evento que tem por objetivo divulgar a produção acadêmica a partir dos TCCs elaborados pelos estudantes e seus orientadores durante o curso. Para agraciar o evento, o professor Eugênio Paes Campos foi convidado para palestrar e falar sobre os desafios para o jovem médico.

Entre os formandos, estava Fernanda Montevshi, que buscou conhecimento “em diversos artigos e com uma amiga que cursa Residência no Unifeso para elaborar o meu trabalho, sobre Lesões Císticas Pancreáticas”.

Toda a produção científica produzida pelos alunos de Medicina fica disponível nos Cadernos de Medicina, através Editora Unifeso, no site. “Nossa jornada é bem estruturada, com trabalhos completos nos anais, que ficam em nosso site e tem a indexação oficial no International Standard Book Number, o ISBN”, lembrou o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina. O ISBN é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.

A Jornada também busca estimular o desenvolvimento da capacidade de análise, síntese investigativa e motivação para pesquisas; exercitar a capacidade de articulação entre vários conhecimentos, integrando pesquisa, ensino e prática; desenvolver a escrita, a interpretação e análise das várias situações que envolvem o trabalho médico; saber utilizar a metodologia científica; e estimular a apresentação oral do trabalho produzido.