Unifeso - Unifeso recebe curso de Neuroanatomia Funcional Aplicada à Prática Clínica

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso recebe curso de Neuroanatomia Funcional Aplicada à Prática Clínica

30-10-2019

No dia 26 de outubro, o campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) sediou o Curso de Neuroanatomia Funcional Aplicada à Prática Clínica, realizado pela Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, a Abenepi da Região Serrana. De acordo com a psiquiatra infantil Cristiane Pimenta, coordenadora do núcleo da Abenepi na Região Serrana, esta é a única associação do Brasil que engloba as múltiplas profissões. “Temos psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, enfim, diversas especialidades que tratam da saúde mental. Este é o terceiro curso que promovemos aqui no Unifeso e resolvemos investir na Neuroanatomia por ser uma disciplina de base para todas essas especialidades, e temos que sempre entender muito bem do que vamos tratar”, salientou. 

Para ela, é muito importante esse conhecimento para todas as áreas, tanto para os profissionais como para os estudantes. “Esta parceria com o Unifeso tem sido muito importante para nós, por ser um local de referência no ensino, e dá um status grande ao nosso trabalho. Estamos muito felizes com esta parceria”, notou. 

Profissionais e acadêmicos da área da saúde participaram do encontro, que terá sua segunda edição no dia 23 de novembro. O curso tem por objetivo apresentar temas da anatomia e embriologia do sistema nervoso; além das bases neuroanatômicas e de neurociências envolvidas no desenvolvimento neuropsicomotor e na aprendizagem; e ainda correlacionar as estruturas anatômicas com as doenças relacionadas. 

Izabella Rebello Vieira, do terceiro período do curso de Medicina do Unifeso, acredita ser fundamental se aprofundar na neurologia, independente da área que o médico vai seguir. “Foi a minha primeira experiência em um curso grande e estou gostando bastante”, elogiou. 

O curso foi idealizado e ministrado pela neuropediatra Andréia Moreira, professora do Unifeso. “As pessoas costumam ter muito medo da neuroanatomia. Por isso, neste curso, procuramos descomplicar a temática, que, de fato, é um pouco complicada. O objetivo é mostrar o que a neuroanatomia representa para o paciente e que está além dos livros”, explicou Andréia.



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.