Unifeso - UNIFESO sedia II Congresso Médico da ACAMERJ

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




UNIFESO sedia II Congresso Médico da ACAMERJ

04-05-2018

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu nos dias 26, 27 e 28 de abril o II Congresso Médico da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ). O encontro proporcionou debates e muita troca de conhecimento em diversas especialidades da área médica, reunindo profissionais de grande prestígio nacional e internacional, professores e estudantes da Saúde.

As atividades foram abertas em cerimônia realizada no dia 26 de abril, com a ilustre presença de acadêmicos da ACAMERJ, entre eles, o atual Presidente, Dr. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro. “O congresso foi idealizado e organizado para enfocar a Medicina - tanto em seu lado humano, o da arte, quanto no seu perfil tecnológico, o da ciência, considerando o seu lema: Medicina e seus desafios: um olhar para o futuro”, discursou o presidente da ACAMERJ ao abrir a cerimônia. Na oportunidade, o Dr. Luiz Augusto Pinheiro passou para as mãos do professor Marco Antonio Naslausky Mibielli, diretor/presidente do Núcleo de Teresópolis da ACAMERJ e presidente do II Congresso, uma bandeira confeccionada pela Academia a ser fixada em uma haste no UNIFESO, representando o núcleo regional. “Foi uma honra ter o convite para organizar este evento em Teresópolis, e nada melhor do que realizar dentro de uma Instituição de ensino médico na qual sou professor emérito”, declarou o professor Mibielli.

Junto os acadêmicos Luiz Pinheiro e Marco Mibielli, compuseram a Mesa de Abertura seus ‘confrades’ e médicos Anibal Gil Lopes, Omar Lupi da Rosa Santos, Anibal Gil Lopes e Luiz José Martins Romeo Filho, também acadêmicos titulares da ACAMERJ; além de Rômilo Tassara, representando a Academia, Carlos Romualdo Barbosa Gama, presidente da associação médica de Teresópolis; João Maria Ferreira, diretor do Hospital São José; e o professor Rodrigo Siqueira Batista, o conferencista da noite. Do UNIFESO, foram convidados à mesa os professores Manoel Pombo, coodenador do curso de Medicina; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e Rosane Rodrigues Costa, diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

“Temos o grande prazer em apoiar este evento. Que as nossas representações possam trabalhar promovendo essa integração e em prol dos médicos do nosso estado”, declarou o professor Manoel Pombo, na qualidade de presidente de honra do evento. “O II Congresso Médico da Acamerj será sempre lembrado por quem teve a oportunidade de participar. A organização do evento não mediu esforços para trazer grandes especialistas em diversas áreas da Medicina. Poder falar sobre a interface entre a Medicina e a Arte, abordando o tema Psicose e Arte, foi um prazer imenso. Pudemos fazer uma viagem pela vida de Van Gogh, trazendo algumas de suas obras e locais por onde passou, correlacionando com a psicopatologia apresentada por ele”, contou a professora Cristiane Pimenta, Psiquiatra e organizadora do evento.

A Medicina e a Arte também foram correlacionadas através da exposição "Esquizofrenarte", do artista Francesco Cittadino Jr. “Através da exposição pude comunicar as pessoas, por meio da minha arte, os sintomas da esquizofrenia, que é uma doença da qual eu sofro. Agradeço esta oportunidade ao UNIFESO e espero que os preconceitos em relação às doenças mentais, assim como todas as demais formas de preconceito, acabem", explicou Francesco.

"O II Congresso Médico da ACAMERJ contou com a participação dos mais renomados médicos das várias áreas da Medicina. Foi uma experiência incrível para os estudantes e médicos, que tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos ao prestigiar um evento de altíssima qualidade", avaliou Pâmella Gabriele Freitas da Silva, presidente da Liga de Pediatria e da Liga de Psiquiatria/Saúde Mental de Teresópolis, que fez parte da organização, na Comissão Social, secretaria e coordenação, “junto a uma equipe tão integrada, organizada e empenhada”, disse.


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.