Unifeso - Unifeso seleciona estudantes para o projeto Proteger Teresópolis

Unifeso seleciona estudantes para o projeto Proteger Teresópolis

09-04-2021

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) abriu o processo de seleção de estudantes bolsistas para a complementação da equipe 2021 do projeto Proteger Teresópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil. As inscrições vão até o dia 23 de abril, pelo e-mail protegerteresopolis@unifeso.edu.br.

O edital contempla a segunda fase do projeto e prevê 29 bolsas aos estudantes para o desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa em duas áreas distintas, articuladas entre si, e regidas pelo princípio institucional da integração Ensino-Trabalho-Cidadania. O Proteger Teresópolis tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade de Teresópolis aos desastres naturais, em especial àqueles decorrentes das chuvas, por meio de diagnóstico de risco, preparação comunitária, análise geotécnica e aperfeiçoamento do sistema de monitoramento e gestão.

"A primeira edição aconteceu em 2019, ano passado o projeto ficou suspenso por conta da pandemia, então, agora então estamos considerando a segunda fase. Vamos incorporar três cursos que não estavam na edição anterior: Arquitetura e Urbanismo, Direito e Psicologia. A ideia é visitarmos as comunidades que não conseguimos contemplar em 2019, como Perpétuo, Rosário, Caxangá, Lama Fria, Corta Vento e Barroso. Os estudantes devem ir a campo já em maio", conta a professora Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso.

Poderão concorrer às bolsas os estudantes que atenderem os pré-requisitos do edital. Todos os selecionados deverão ter disponibilidade de dedicação de seis horas semanais (presenciais e/ou a distância) para as atividades do projeto.

A homologação das inscrições e o calendário das entrevistas serão divulgados no site do Unifeso, no dia 27 de abril. O período de entrevistas para seleção dos bolsistas será nos dias 29 e 30 de abril. As entrevistas serão realizadas por uma comissão nomeada pela Reitoria. O resultado do processo seletivo, com a relação dos bolsistas aprovados e classificados, será divulgado no dia 4 de maio, também no site.

Nos dias 11 e 13 de maio de 2021, das 14h às 17h30, será realizada a capacitação presencial para atuação nas atividades de campo do projeto, que é obrigatória para todos. Os selecionados deverão escolher uma dessas duas datas e comparecer para treinamento que é essencial para o início das atividades do Projeto em 2021.

OBS: A foto que ilustra a matéria foi tirada em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus.