Unifeso - “Percebi que o método PBL é essencial para nós ganharmos autoconfiança”, diz egressa do Unifeso, aprovada em nove programas de residência médica

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




“Percebi que o método PBL é essencial para nós ganharmos autoconfiança”, diz egressa do Unifeso, aprovada em nove programas de residência médica

30-03-2020

No fim do ano passado, 2019 , Yasmin Peres concluiu uma trajetória de seis anos de graduação em Medicina no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso): um caminho que trilhou contando com um grande diferencial para a sua formação, o PBL. “Esse método vai além de um método de ensino, é um método de vida”, garante a médica. 

Ela confessa que, no início, teve dificuldade em aceitar o método. “Pensava: como seria possível ‘aprender sozinha’?  Mas durante os anos de faculdade, percebi que esse método é essencial para nós ganharmos autoconfiança, o que é um diferencial nas provas de residência”, afirma a médica, que também destacou com um grande ganho para o seu aprendizado “o início da prática médica desde o primeiro período da faculdade, que nos faz chegar ao internato, e até mesmo ao mercado de trabalho, com uma postura muito mais madura”. 

O PBL ou ABP (Aprendizado Baseado em Problemas) é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem em que o estudante é visto como um pensador e a sua participação ativa é ponto fundamental para a motivação e aquisição de conhecimento. A metodologia estimula no aluno a capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões e o induz a assumir o seu protagonismo e a sua responsabilidade pelo aprendizado.

Hoje, Yasmin já está seguindo na especialidade que se encontrou durante o seu curso: a Pediatria. “Sempre gostei desta área. Ao passar pelo sexto período da faculdade conheci professores que passei a admirar muito, e mesmo que indiretamente, influenciaram na minha decisão”, conta. 

Escolher cuidar de pequenos mostra que a jovem médica segue na profissão certa, pois demostra o carinho e a preocupação que tem com o ser humano. “Cuidado com a criança é imprescindível para uma vida adulta saudável e sem complicações. Além disso, para mim, o dia-a-dia de trabalho com criança é mais leve do que com adulto. É uma profissão de muita responsabilidade, porém muito gratificante”, avalia. 

E além da compaixão, Yasmim comprova ainda o quanto é dedicada e estudiosa em sua profissão. Ela passou para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde já iniciou sua residência; para a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Hospital Naval Marcílio Dias, em primeiro lugar; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em primeiro lugar; Universidade Federal Fluminense (UFF), em segundo lugar; SES RJ, em quarto lugar; João Goulart, em segundo lugar; Hospital Central do exército (HCE); e Hospital central da Aeronáutica (HCA). 



As inscrições para o Vestibular de Medicina Unifeso 2020.2 estão abertas e são totalmente on-line



O Vestibular de Medicina 2020.2 do Unifeso está aberto, e os candidatos devem se inscrever até o dia 11 de junho, acessando o site www.medicinaunifeso.com.br. Ao todo, são 40 vagas oferecidas para o segundo semestre de 2020. Para mais informações sobre o processo seletivo e prazos, acesse o edital.



Por Giovana Campos

 


 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.