Grupo de História da Medicina do UNIFESO comemora 150º encontro  
publicado em: 04/05/17

O Grupo de História da Medicina (GHM) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu no dia 26 de abril uma atividade integrada com a Liga de Pneumologia de Teresópolis para comemorar a 150ª reunião do GHM. Abordando o tema “Abreugrafia – uma lenda brasileira”, ministrou uma palestra o professor José Manoel Jansem, da Academia Nacional de Medicina. 

“Quando surgiu a oportunidade de trazer o professor Jansem ao UNIFESO logo pensamos em aproveitar para comemorar o 150º encontro do Grupo em uma atividade integrada com a Liga da qual o professor Jansem é patrono”, disse o professor Daniel Pinheiro Hernandez, do curso de Medicina, fundador e coordenador do GHM e do Programa de Literatura, Artes, Memória e Cinema (PLAMC). O tema “Tuberculose – da abreugrafia à tomografia computadorizada” também foi abordado pelo professor Paulo Cesar de Oliveira, do curso de Medicina. 

“Desde a primeira semana de aula achei incrível esta iniciativa do grupo. É uma forma de nos desenvolvermos melhor no curso apresentando trabalhos e tendo este contato com profissionais incríveis, como o professor Jansen, que agregam um conhecimento fantástico”, avaliou a estudante Lizandra Carvalho, do terceiro período do curso de Medicina. 

No dia 27, integrantes do PLAMC do Centro de Ciências da Saúde (CCS) tiveram um encontro para assistir e debater o filme “Um homem entre gigantes”, um drama baseado em história real de um neuropatologista forense que descobriu o traumatismo cranioencefálico relacionado ao futebol americano num jogador profissional. Segundo o professor Daniel Hernandez, “uma das ideias de promover essa atividade é para que os acadêmicos façam sugestões de temas referentes aos conteúdos dos cursos do CCS para apresentarmos e depois discutirmos”.