CPA: conheça o trabalho de autoavaliação institucional do UNIFESO  
publicado em: 15/05/17

O trabalho de autoavaliação institucional do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) é norteado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e acontece a cada três anos, quando as dez dimensões realizam a coleta, sistematização, análise e cruzamento dos dados. A autoavaliação institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior entre outros.

“A autoavaliação é um poderoso instrumento de autoconhecimento e transformação nas instituições. Ela não é para punir nem premiar ninguém, mas sim é diagnóstica para que possamos permanentemente avançar e nos planejarmos melhor”, declarou o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico. 

Renovação Parcial dos Membros
Os membros da Comissão Própria de Avaliação do UNIFESO para o ano de 2017 tomaram posse em cerimônia realizada em abril no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. A votação para a renovação parcial dos membros aconteceu pelo site do UNIFESO envolvendo todos os integrantes da comunidade acadêmica de acordo com o segmento a que pertencem na Instituição. “Foi relevante a participação da comunidade acadêmica no processo de eleição dos novos membros. A CPA possui representação de todos os segmentos e atua como uma comissão autônoma na avaliação institucional”, lembrou a professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção, que assume a coordenação da CPA. 

A avaliação institucional é uma preocupação antiga do UNIFESO, com ações que vêm desde a década de 80, antes mesmo de ser uma determinação do MEC. “Ter essa visão demonstra o quanto a Instituição considera importante a opinião dos que estão nela para contribuir com o autoconhecimento, para que assim se identifique fragilidades e potencialidades e possa avançar”, afirmou o professor José Feres Abido Miranda, lembrando que todo esse processo está detalhado no livro “Autoavaliação Institucional UNIFESO – 15 anos de educação transformadora”, publicado em dois volumes. 

Integrantes
No segmento discente, foram empossados Arthur Souza de Almeida, como representante titular do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Gabriel Henrique Hobold, como representante suplente do CCS; Jéssica Sales Rodrigues, titular do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); Ian Matheus Samis de Albuquerque, titular do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Breno Rosemberg Crisostomo, suplente do CCT. O novo membro Breno Rosemberg, estudante do curso de Engenharia Civil, afirmou que além de conhecer mais a Instituição, ele “tem a intenção de levar à CPA a representatividade de seus colegas”. 

Representando o segmento docente, os professores Thiago Bretz Carvalho, titular do CCS; Joelma de Rezende Fernandez, suplente no CCS; Leonardo Figueiredo Barbosa, titular do CCHS; Líria Gonçalves Machado, suplente do CCHS; Heleno da Costa Miranda, titular do CCT e Maria Helena Carvalho, suplente do CCT. Representando a Sociedade Civil Organizada está o Sr. Arsênio Teixeira Filho. 

No segmento funcionários técnico-administrativos assumiram Simone Mota dos Santos Alves como titular e Elaine Canto de Oliveira Combat como suplente; Luciana Aparecida de Oliveira como titular e Christiane Nunes Saleme como suplente; Tatiana Coelho Rocha como titular e Marcelo Vieira Caetano como suplente. 

Alguns membros que já integravam a CPA foram mantidos. Entre eles Marcelo Vieira Caetano, técnico em Laboratório de Anatomia Animal, que há quase dois anos contribui para a Comissão. “É uma forma de conhecer mais a Instituição e colaborar para que ela cresça”, contou.

Últimas Notícias

HCTCO comemora Natal com pacientes e funcionários

2017 marca centenário do professor Roched Abib Seba

Estudantes do CENSF e E.M. Maçom Lino Oroña Lema vencem Desafio CESO 2018

Funcionários do UNIFESO se unem e provam que Papai Noel existe

Pediatria da Clínica-Escola de Fisioterapia realiza confraternização de fim de ano

Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

Pediatria da Clínica-Escola de Fisioterapia realiza confraternização de fim de ano

Formanda do UNIFESO apresenta trabalhos no Congresso Latino Americano de Oftalmologia Veterinária

Equipe do UNIFESO vai para as finais da maior competição internacional de empreendedorismo social entre estudantes

Médicos comemoram 35 anos de formatura no UNIFESO

Professora do UNIFESO apresenta nos EUA dados de pesquisa sobre a Malária Autóctone na Mata Atlântica

UNIFESO oferece novos cursos e condições mais acessíveis no Vestibular 2018

Dezembro Vermelho: acadêmicos de Medicina realizam campanha

Prevenção ao Câncer da Pele: UNIFESO veste camisa do Dezembro Laranja e realiza campanha de conscientização

Medicina UNIFESO 2018: candidatos sobem a serra na disputa por uma vaga

Desafio CESO 2018: inscrições abertas até o dia 8 de dezembro