CPA: conheça o trabalho de autoavaliação institucional do UNIFESO  
publicado em: 15/05/17

O trabalho de autoavaliação institucional do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) é norteado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e acontece a cada três anos, quando as dez dimensões realizam a coleta, sistematização, análise e cruzamento dos dados. A autoavaliação institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior entre outros.

“A autoavaliação é um poderoso instrumento de autoconhecimento e transformação nas instituições. Ela não é para punir nem premiar ninguém, mas sim é diagnóstica para que possamos permanentemente avançar e nos planejarmos melhor”, declarou o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico. 

Renovação Parcial dos Membros
Os membros da Comissão Própria de Avaliação do UNIFESO para o ano de 2017 tomaram posse em cerimônia realizada em abril no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. A votação para a renovação parcial dos membros aconteceu pelo site do UNIFESO envolvendo todos os integrantes da comunidade acadêmica de acordo com o segmento a que pertencem na Instituição. “Foi relevante a participação da comunidade acadêmica no processo de eleição dos novos membros. A CPA possui representação de todos os segmentos e atua como uma comissão autônoma na avaliação institucional”, lembrou a professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção, que assume a coordenação da CPA. 

A avaliação institucional é uma preocupação antiga do UNIFESO, com ações que vêm desde a década de 80, antes mesmo de ser uma determinação do MEC. “Ter essa visão demonstra o quanto a Instituição considera importante a opinião dos que estão nela para contribuir com o autoconhecimento, para que assim se identifique fragilidades e potencialidades e possa avançar”, afirmou o professor José Feres Abido Miranda, lembrando que todo esse processo está detalhado no livro “Autoavaliação Institucional UNIFESO – 15 anos de educação transformadora”, publicado em dois volumes. 

Integrantes
No segmento discente, foram empossados Arthur Souza de Almeida, como representante titular do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Gabriel Henrique Hobold, como representante suplente do CCS; Jéssica Sales Rodrigues, titular do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); Ian Matheus Samis de Albuquerque, titular do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Breno Rosemberg Crisostomo, suplente do CCT. O novo membro Breno Rosemberg, estudante do curso de Engenharia Civil, afirmou que além de conhecer mais a Instituição, ele “tem a intenção de levar à CPA a representatividade de seus colegas”. 

Representando o segmento docente, os professores Thiago Bretz Carvalho, titular do CCS; Joelma de Rezende Fernandez, suplente no CCS; Leonardo Figueiredo Barbosa, titular do CCHS; Líria Gonçalves Machado, suplente do CCHS; Heleno da Costa Miranda, titular do CCT e Maria Helena Carvalho, suplente do CCT. Representando a Sociedade Civil Organizada está o Sr. Arsênio Teixeira Filho. 

No segmento funcionários técnico-administrativos assumiram Simone Mota dos Santos Alves como titular e Elaine Canto de Oliveira Combat como suplente; Luciana Aparecida de Oliveira como titular e Christiane Nunes Saleme como suplente; Tatiana Coelho Rocha como titular e Marcelo Vieira Caetano como suplente. 

Alguns membros que já integravam a CPA foram mantidos. Entre eles Marcelo Vieira Caetano, técnico em Laboratório de Anatomia Animal, que há quase dois anos contribui para a Comissão. “É uma forma de conhecer mais a Instituição e colaborar para que ela cresça”, contou.