Estudantes e professores do UNIFESO participam de treinamento para utilização da plataforma SIGA-CEIVAP  
publicado em: 16/05/17

Estudantes e professores do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), além de membros do Comitê Piabanha e convidados das Prefeituras dos dez municípios que fazem parte da Região Hidrográfica do Comitê, participaram, no dia 4 de maio, de uma capacitação para a utilização da plataforma SIGA-CEIVAP, um Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Realizado no Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) do UNIFESO, o treinamento fez parte de uma reunião do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação do Comitê Piabanha. 

“Como membro representante do UNIFESO no Comitê Piabanha, venho procurando estreitar nossa parceria com o mesmo e com a AGEVAP, trazendo cursos, palestras e reuniões para a nossa Instituição, e incentivando os alunos do Centro de Ciências e Tecnologia a desenvolverem trabalhos nas áreas de interesse do Comitê. O treinamento foi uma continuação do curso teórico de Conceitos Básicos de Geoprocessamento promovido pela AGEVAP em agosto de 2016 também no UNIFESO. Esse tipo de evento, além de capacitar professores e alunos da nossa Instituição, abre portas para o desenvolvimento de trabalhos práticos e pesquisas em nosso município e na Região da Bacia Hidrográfica em que ele se encontra”, ressaltou o professor José Roberto Andrade, coordenador do LPP. 

O Sistema SIGA-CEIVAP tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão da Bacia do Rio Paraíba do Sul, através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitem a criação e atualização de dados sobre a Bacia do Rio Paraíba do Sul e, também, possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos da região. O Sistema é acessado através da Web possibilitando, além do acesso às informações e mapas online, a criação de mapas personalizados e download dos dados disponíveis em sua base de dados. 

O curso foi patrocinado pela AGEVAP e pelo Comitê Piabanha em parceria com o UNIFESO, que cedeu o laboratório e equipamentos para que o mesmo pudesse ser realizado. Foi ministrado por Andrei Olak, doutor em Meio Ambiente e Mestre em Geomática, da empresa K2 Sistemas responsável pelo SIGA-CEIVAP. 

Mais informações e acesso ao Sistema podem ser obtidas através do site http://sigaceivap.org.br/siga-ceivap/saibaMais.

Últimas Notícias