Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO: estudantes e professores participam de Ação Social  
publicado em: 17/05/17

Estudantes e professores dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram da 3ª Ação Social do Grupo Guardiões da Vida da Polícia Militar de Teresópolis. Realizada pelo 30º Batalhão da Polícia Militar com as parcerias do UNIFESO e da Secretaria Municipal de Saúde, através do Contrato Organizativo de Ações Públicas Ensino e Saúde (COAPES), a atividade teve como proposta focar e valorizar o cuidado e a atenção com o público feminino. 

No dia 12, a mobilização aconteceu durante a tarde na Calçada da Fama, na Várzea. Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia realizaram atividades como verificação de glicemia capilar e de pressão arterial, vacinação contra a febre amarela, orientações sobre DST/Aids, distribuição de preservativos, orientações sobre câncer de mama e de colo de útero, orientação sobre saúde bucal e cuidados com a postura, além da sensibilização sobre higiene das mãos como forma de evitar a contaminação pelo vírus H1N1, cuja gripe começa a surgir com a chegada do frio. O Núcleo de Estudos, Diagnósticos e Ações em Saúde (NDS) fez também a distribuição de álcool em gel. ​ 

Através da experiência na ação, o estudante Igor Gomes Breguez Rocha, do nono período do curso de Medicina, notou que “muitas mulheres confessaram que não vão ao posto de saúde há muito tempo para os cuidados necessários com a saúde. Por isso a importância de fazermos esta abordagem na rua com a comunidade em geral”. Para a dona de casa Rose Nascimento Lopes, o trabalho dos estudantes foi muito útil. “Até hoje não tinha a orientação correta quanto ao autoexame da mama. Agora já posso ficar mais alerta”. 

De acordo com o Tenente Coronel Marco Aurélio Santos, Comandante do 30º Batalhão Teresópolis, “essa integração social junto aos estudantes traz um benefício muito grande a Teresópolis. A mulher ainda é uma figura muito fragilizada na nossa cidade e necessita desta atenção”. O comandante ressaltou o importante trabalho do Grupo Tático Guardiões da Vida, um programa da Polícia Militar com o apoio de diversos órgãos de proteção à mulher, que tem como objetivo orientar e acompanhar as ocorrências de violência doméstica. 

No dia seguinte o evento foi no pátio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bom Retiro, com a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza - Dia D. Estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia do UNIFESO, em parceria com a Secretaria de Saúde, através do COAPES, ampliaram e potencializaram a campanha, “no intuito de reduzir as possibilidades de internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, apontou a enfermeira Renata Mendes, supervisora e preceptora do CCS.