Avaliação do MEC deixa curso de Medicina do UNIFESO entre os melhores do país  
publicado em: 11/08/17

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está em festa comemorando o reconhecimento de mais um curso com excelência pelo Ministério da Educação (MEC). A Comissão avaliadora constituída pelos professores Carlos Henrique Vianna de Andrade e Flávio José Dantas de Oliveira realizou de 30 de julho a 2 de agosto uma visita in loco para fins de renovação de reconhecimento do curso de graduação em Medicina, atribuindo o conceito final 4 no perfil de qualidade, em uma escala que vai de 1 a 5. 

“Este conceito significa união, superação e restabelecimento dos laços entre estudantes e gestão institucional”, afirmou a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO. 

Para a renovação de reconhecimento, foram avaliadas três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. A Instituição recebeu muitos elogios e teve reconhecidos com nota máxima os esforços e a dedicação da coordenação do curso, gerida pelo professor Manoel Pombo. “A nota final 4, mesmo sendo plena, significa que ainda temos espaço para melhorar em um trabalho permanente, pois a Medicina é dinâmica. Alguns comentários vindos dos avaliadores se referem a projetos que já estamos implementando, então temos um longo caminho pela frente”, notou o professor Manoel Pombo. 

As experiências profissionais e de magistério, assim como o regime de trabalho do corpo docente também somaram no relatório dos avaliadores. No documento, a infraestrutura foi considerada bastante satisfatória no que diz respeito às salas de aula, laboratórios e equipamentos. O bom conceito também foi atribuído em itens que se referem ao perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e a metodologia do curso. 

Sobre o curso
O UNIFESO, mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), iniciou as suas atividades educacionais em 1970 com a criação da Faculdade de Medicina de Teresópolis (FMT)​. Desde então, com a missão de “Promover a educação, a cultura, a ciência, a tecnologia e a inovação constituindo-se num polo de desenvolvimento regional, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade justa, solidária e ética”, atua na área de educação e assistência à saúde. 

O curso de Medicina, com 12 períodos em tempo integral, adotou desde agosto de 200​5 um currículo integrado, com mais de 50% da carga horária em atividades práticas e utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como por exemplo o PBL (Problem-Based Learning – aprendizado baseado em problema), que proporciona ao estudante a aquisição de competências para a formação médica através de atividades que lhe dão protagonismo​. Além disso, o internato ​médico, nos ​dois últimos anos e a inserção dos alunos n​o mundo do trabalho desde o primeiro período na lógica da Integração Ensino, Trabalho e Cidadania​, são importantes eixos de formação. O curso conta ainda com unidade de ensino própria, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), e unidades de saúde conveniadas em todos os níveis de atenção.

Últimas Notícias

HCTCO comemora Natal com pacientes e funcionários

2017 marca centenário do professor Roched Abib Seba

Estudantes do CENSF e E.M. Maçom Lino Oroña Lema vencem Desafio CESO 2018

Funcionários do UNIFESO se unem e provam que Papai Noel existe

Pediatria da Clínica-Escola de Fisioterapia realiza confraternização de fim de ano

Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

Pediatria da Clínica-Escola de Fisioterapia realiza confraternização de fim de ano

Formanda do UNIFESO apresenta trabalhos no Congresso Latino Americano de Oftalmologia Veterinária

Equipe do UNIFESO vai para as finais da maior competição internacional de empreendedorismo social entre estudantes

Médicos comemoram 35 anos de formatura no UNIFESO

Professora do UNIFESO apresenta nos EUA dados de pesquisa sobre a Malária Autóctone na Mata Atlântica

UNIFESO oferece novos cursos e condições mais acessíveis no Vestibular 2018

Dezembro Vermelho: acadêmicos de Medicina realizam campanha

Prevenção ao Câncer da Pele: UNIFESO veste camisa do Dezembro Laranja e realiza campanha de conscientização

Medicina UNIFESO 2018: candidatos sobem a serra na disputa por uma vaga

Desafio CESO 2018: inscrições abertas até o dia 8 de dezembro