Acadêmicos realizam I Congresso dos Estudantes de Medicina UNIFESO  
publicado em: 28/08/17

No dia 21 de agosto aconteceu a abertura do I Congresso dos Estudantes de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos UNIFESO (CEMED), no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. Além do reconhecimento regional, o evento foi o primeiro Congresso organizado por estudantes de Medicina no UNIFESO, em uma oportunidade de ampliarem o conhecimento, participarem de oficinas práticas e desenvolverem o raciocínio clínico. O I CEMED surge também a partir da experiência das Semanas Acadêmicas dos Estudantes do UNIFESO. ​ 

Compuseram a mesa de abertura do evento os professores Mariana Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Eveline Guedes, Diretora Interina de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina e Mario Castro Perez, como coordenador docente, além da estudante Lorena Pontes, presidente do Diretório Acadêmico de Medicina Hamilton Almeida de Souza (DAHAS). 

“São iniciativas como essas que enriquecem a vida acadêmica, fazem os estudantes se formarem melhor e estimulam as atividades de pesquisa ao estimular o ​método científico”, observou a professora Mariana Arcuri. “É muito importante para o desenvolvimento profissional e pessoal esse protagonismo dos estudantes”, completou a professora Eveline.   

O professor Manoel Pombo salientou que “o curso de Medicina vem sofrendo uma profunda transformação que vem se dando por esta busca, autonomia e trabalho que os estudantes fazem. O Congresso, assim como todos os eventos como os das Ligas, monitorias e processos estruturados a partir dos nossos estudantes é motivo de satisfação para nós porque qualifica a formação do profissional, com o compromisso de cada um em se desenvolver”. O professor Mario Perez frisou aos estudantes que “devemos buscar o conhecimento avidamente e ter a noção do nosso valor e nossa importância. Parabéns pelo vigor e vontade de fazer certo de vocês”. A estudante Lorena, em nome do Diretório, expôs o “orgulho​ de estar em um evento promovido por nós discentes”. 

A programação foi do dia 21 a 24 de agosto com workshops, mesas-redondas, apresentação de pôsteres, debates, entre outras atividades.