UNIFESO recebe Encontro Rio Info Teresópolis  
publicado em: 28/08/17

Com o tema “Desenvolvimento e inovação: academia, empresários e governo juntos em busca de soluções técnico-científicas”, o Encontro Rio Info Teresópolis realizou sua primeira edição no dia 22 de agosto, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no Alto. O encontro, dedicado exclusivamente a Região Serrana do Estado, superou as expectativas dos organizadores pelo número de participantes e receptividade do público, que somou mais de 200 inscritos entre empresários, estudantes e profissionais. Palestras sobre empreendedorismo, oportunidade, apresentação de projetos e casos de sucesso fizeram parte da programação. 

Compuseram a mesa de abertura o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Carlos Dias, Secretário Municipal de Governo de Teresópolis e Secretário Interino de Ciência e Tecnologia; Marcio Campos, produtor e apresentador do Programa Ciência em Movimento; Ladmir Carvalho, membro da diretoria do Sindicato das Empresas de Informática – TI Rio – e fundador da empresa de tecnologia Alterdata; e Alberto Blois, coordenador Geral do Rio Info. 

O Pró-Reitor José Feres salientou que “não podemos esquecer que no processo de formação, seja ele em qual área for, existe a necessidade de uma excelente competência técnica indissociável, no entanto, a uma formação humanística e ética”. Em suas palavras, o secretário de Governo Carlos Dias reconheceu que “o UNIFESO é uma colaboradora efetiva e muito importante no município, notadamente no campo da Saúde onde sua expertise é a mais vantajosa e produtiva. No setor de Tecnologia esperamos estar juntos para colaborar”. 

Para Márcio Campos, “temos que trazer para o interior do Estado do Rio de Janeiro um pouco mais de lógica empreendedora, de acesso à inovação e mercados para que a nossa juventude possa encontrar aqui no interior do estado um caminho para produzir, ficar e criar riqueza aqui”. A importância da união do lado empresarial com o universitário alinhada às ações do sindicato foi afirmada por Ladmir Carvalho. “Não adianta apenas saber fazer software, é preciso saber fazer negócio com isso”, disse. 

Para Alberto Blois, coordenador Geral do Rio Info, o evento foi um grande sucesso com a presença de importantes representações da cidade para compor o debate “que propicia o desenvolvimento do setor de TI em Teresópolis”. A oportunidade de “mostrar aos estudantes o espaço de oportunidades que temos na Região” foi motivo de agradecimento da professora Elaine Maria de Paiva Andrade, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do UNIFESO, satisfeita com o evento. 

De acordo com o professor José Roberto Andrade, coordenador do Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) e membro do comitê organizador do Encontro, “a cidade apresenta grande potencial para o desenvolvimento científico-tecnológico e empresarial por contar com um Centro Universitário que tem como foco na área tecnológica o desenvolvimento de projetos aplicados às necessidades da comunidade local, além de concentrar empresas de Engenharia e Tecnologia da Informação”.