FESO e São José do Vale do Rio Preto assinam COAPES e Acordo de Cooperação Técnica  
publicado em: 31/08/17

No dia 30 de agosto gestores do município de São José do Vale do Rio Preto (SJVRP) e dirigentes e representantes de diversos setores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) tiveram um encontro no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, para a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) e também do Acordo de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico, entre o município e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). 

O professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da FESO, manifestou a alegria de assinar o acordo justificando através do interesse comum a todos de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nosso papel é promover a educação e melhorar a assistência, sobretudo nas áreas dos cursos que oferecemos. Pretendemos cooperar com o município de São José seguindo nossa missão de ser um polo de desenvolvimento regional”. Entre o leque de possibilidades, ele citou projetos que abrangem caraterísticas do município nas quais o UNIFESO tem expertise. Lembrou ainda que o UNIFESO agora está oferecendo cursos na modalidade online para Pós-Graduação e Extensão, como uma saída para eliminar a dificuldade de tempo e transporte. “Podemos atuar na linha de serviços que já prestamos, como também desenvolvermos ações de acordo com a demanda do município”, observou. 

Na visão acadêmica, o COAPES traz a oportunidade de qualificar a integração ensino e serviço, a formação em saúde e a melhoria da gestão e assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta rede beneficia-se com a inserção multiprofissional dos estudantes, além de contribuir para a formação destes futuros trabalhadores cujo aprendizado estará voltado para as demandas do SUS, contribuindo para o seu aperfeiçoamento e fortalecimento. “Somos importantes na medida em que nós conseguimos nos relacionar com a sociedade de modo que esta relação traga benefícios para a Instituição e para a população”, ressaltou o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico. 

O Acordo de Cooperação Técnica tem por objetivo estabelecer as formas e condições pelas quais os partícipes reunirão seus esforços e competências para a realização conjunta de atividades, programas e projetos de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, por meio de cooperações, intercâmbios e trabalhos de interesse social e da saúde. 

“Nossa cidade é carente de tudo e reconhecemos que o UNIFESO é um parceiro que pode agregar na prestação de serviços aos munícipes”, disse o prefeito Gilberto Martins Esteves, acompanhado de Marcelo Bágio, vice-prefeito; Bernard Casamasso, secretário de Planejamento e Gestão; e Rafaella Rampini, secretária de Saúde. Na ocasião, ele ressaltou a importância da Instituição na formação e na oportunidade de crescimento para profissionais expondo sua satisfação em ter se formado em Ciências Contábeis pelo UNIFESO, citando ainda outros gestores municipais egressos como o vice-prefeito Marcelo, formado em Administração, e a secretária de Meio Ambiente, Eluá Tôrres.   

Do UNIFESO também estiveram presentes no encontro Michele Hiath, diretora de Planejamento; Carla Avellar Cerqueira, coordenadora Geral da Pós-Graduação; Hosana Carvalho, representando o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); junto aos professores Rosane Rodrigues Costa, diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Eveline Andrade Guedes, diretora interina de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Heleno da Costa Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil; Michelle Bronstein, coordenadora do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP); e Vivian Teles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária.