Oficina de Robótica do UNIFESO agrega universitários e estudantes do Ensino Médio  
publicado em: 20/10/17

O compartilhamento de projetos, experiências, atualizações e pesquisas foi o objetivo central da Oficina de Projetos de Robótica com Arduíno, realizada pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) no dia 18 de outubro dentro da programação do II Congresso Acadêmico Científico do UNIFESO – II CONFESO. As palestras foram ministradas no Campus FESO Pro Arte pelos professores Alberto Angonese (UNIFESO) e Tanílson Dias (UFT). Além dos acadêmicos dos cursos de graduação, também participaram do evento estudantes do Ensino Médio do CESO. 

“Decidimos trazer essa realidade para os alunos dos cursos do CCT para estimular mais a participação na área. Propusemos que eles participem de uma equipe de futebol de robôs. Trouxemos um professor externo, vindo da Universidade do Tocantins, justamente para reforçar mais essa ideia”, explicou o professor Alberto Angonese. 

“Foi muito interessante porque aprendi algumas coisas que eu não estava encontrando facilmente como mexer com arduíno, por exemplo, até mesmo no papel, isso eu não sabia. Como a nossa área é voltada para mexer com tecnologia, podemos melhorar o nosso nível de programação visando robôs agora, que é algo que não havia pensado seguir. Achei bem válido o evento”, afirmou Gabriel Marinho, aluno de Ciência da Computação. 

O professor Alberto Angonese destacou ainda que o intuito da difusão da robótica através da oficina foi “estimular mais o conhecimento, fazer com que se interessem cada vez mais por computação por estarem na área de exatas e estimular também o pessoal do Ensino Médio, que participou já se inserindo junto ao pessoal do Ensino Superior. Isso é um benefício muito grande, dado que eles já estão em uma instituição que tem essa proposta”.