Escola Lions Club recebe pluviômetro do Cemaden através de trabalho de estudante de Engenharia do UNIFESO
publicado em: 09/11/17

O projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Ana Carolina da Silveira, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), resultou em uma importante contribuição à Escola Estadual Lions Club de Teresópolis, localizada no bairro Meudon. A unidade foi contemplada com a instalação de um pluviômetro semiautomático através da participação da estudante no projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que lançou a Campanha #AprenderParaPrevenir, destinada às comunidades escolares, escolas de ensino básico e às Defesas Civis que atuam em escolas que inscrevem trabalhos desenvolvidos no tema. 

A campanha #AprenderParaPrevenir incentiva a comunidade escolar a desenvolver atividades para a percepção de riscos de desastres socioambientais, como pesquisas, monitoramento do clima, compartilhar conhecimentos, entender e até emitir alertas de risco de desastres. “A campanha permite o mapeamento de ações realizadas e de novas propostas, incentivando a ampliar as atividades educativas voltadas à prevenção de riscos de desastres socioambientais”, destacou a coordenadora do Projeto Cemaden Educação, pesquisadora e antropóloga Rachel Trajber ao lançar o projeto. 

O projeto de pesquisa de Ana Carolina, intitulado “Educação Ambiental para a Gestão e Governança das Águas da Microbacia Hidrográfica do Rio do Meudon - Teresópolis-Rj” foi aplicado nesta escola este ano. A professora Maria Isabel Lopes da Costa, orientadora do trabalho, contou que o objetivo principal foi “identificar as vulnerabilidades e potencialidades da Microbacia Hidrográfica do Rio Meudon através de seus principais aspectos, além dos seus impactos e riscos socioambientais e ecológicos para fundamentar a construção de um mapa falado com os alunos de ensino médio da escola”. 

Segundo a professora, o projeto foi desenvolvido em quatro etapas, que foram desde o levantamento e organização dos dados em um banco georreferenciado, contato com a escola, palestra de sensibilização, construção do mapa falado com quinze alunos sob a supervisão de professores e apresentação dos resultados na Feira de Ciências do colégio. Neste período, a professora Maria Isabel entrou em contato com o Cemaden Educação para estabelecer uma parceria e suporte apresentando um histórico das pesquisas já desenvolvidas na região e foi incentivada a participar do processo seletivo inscrevendo o projeto. A estudante Ana Carolina, com autorização da diretora da escola Ana Maria de Oliveira Santos e da coordenadora pedagógica Claudia Barcellos Lopes Vieira, inscreveu o projeto de pesquisa no projeto Cemaden Educação. 

Últimas Notícias

HCTCO comemora Natal com pacientes e funcionários

2017 marca centenário do professor Roched Abib Seba

Estudantes do CENSF e E.M. Maçom Lino Oroña Lema vencem Desafio CESO 2018

Funcionários do UNIFESO se unem e provam que Papai Noel existe

Pediatria da Clínica-Escola de Fisioterapia realiza confraternização de fim de ano

Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

Pediatria da Clínica-Escola de Fisioterapia realiza confraternização de fim de ano

Formanda do UNIFESO apresenta trabalhos no Congresso Latino Americano de Oftalmologia Veterinária

Equipe do UNIFESO vai para as finais da maior competição internacional de empreendedorismo social entre estudantes

Médicos comemoram 35 anos de formatura no UNIFESO

Professora do UNIFESO apresenta nos EUA dados de pesquisa sobre a Malária Autóctone na Mata Atlântica

UNIFESO oferece novos cursos e condições mais acessíveis no Vestibular 2018

Dezembro Vermelho: acadêmicos de Medicina realizam campanha

Prevenção ao Câncer da Pele: UNIFESO veste camisa do Dezembro Laranja e realiza campanha de conscientização

Medicina UNIFESO 2018: candidatos sobem a serra na disputa por uma vaga

Desafio CESO 2018: inscrições abertas até o dia 8 de dezembro