UNIFESO realiza Ação de Saúde para moradores da Ermitage  
publicado em: 23/11/17

O Projeto Social de Saúde Fazenda Ermitage do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi colocado em prática no dia 18 de novembro com os moradores, que contaram com ações gratuitas de promoção e proteção à saúde, fundamentais na melhoria da qualidade de vida e na redução dos riscos. As atividades foram desenvolvidas pelos estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Farmácia –, devidamente acompanhados por professores. 

“Trouxemos o microscópio e as larvas do mosquito da Dengue para conscientizar as pessoas e também a nossa caixa de insetos para mostrar a diversidade de espécies da região. Isso chamou muito a atenção, principalmente das crianças, que nos encheram de perguntas”, contou a estudante Ana Caroline, de Ciências Biológicas. 

“Essas ações têm o intuito de levantar o perfil epidemiológico da comunidade em questão, além de atuar na lógica da Educação em Saúde, bem como a aplicação desses estudos no controle e prevenção de agravos à saúde. Diante dessa análise, será possível realizar estratégias de acompanhamentos para organização de fluxo de trabalho contínuo e acompanhamento das referidas condições”, contou a professora Renata Mendes, supervisora das atividades. 

Andriele Monteiro levou a filha para tomar a vacina contra HPV. “É uma iniciativa muito importante por facilitar o acesso das pessoas aos cuidados com a saúde”, avaliou. “Para os moradores é muito importante esta iniciativa porque a oferta de serviços de saúde na cidade é muito escassa, principalmente na área odontológica. Achei que foi muito proveitosa esta ação”, disse Luciana Ramos, síndica do condomínio. 

A ação disponibilizou vacinação, verificação de pressão arterial e de glicemia capilar, acuidade visual, avaliação de IMC (índice de massa corporal), orientação farmacêutica (uso de medicamentos/ interação medicamentosa/horta medicinal), grupos de hipertensão e diabetes (falando sobre a doença/ prevenção e cuidados), grupos de crianças e adolescentes (falando sobre o cuidado nos ciclos de vida das crianças e adolescentes/ atualização de cartão de vacina),  orientação sobre DST/Aids, orientações sobre câncer de colo de útero, mamas e próstata,  avaliação odontológica, orientações com a fisioterapia (avaliação postural, capacidade respiratória), orientações com o curso de Ciências Biológicas sobre doenças (falando sobre Dengue, Zica, Chikungunya, Febre Amarela), avaliação de animais e vacinação contra raiva, encaminhamentos, elaboração de linhas de cuidado usuário e família, entre outras.

Últimas Notícias

Médica Veterinária formada pelo UNIFESO assume Secretaria em São José  

Egressa do UNIFESO tem TCC premiado pelo Conselho Regional de Fisioterapia  

Egresso de Direito do UNIFESO aprovado em concurso do TRF  

Equipe do UNIFESO se prepara para as quartas de final da Hult Prize, maior competição internacional de empreendedorismo social  

HCTCO comemora Natal com pacientes e funcionários

2017 marca centenário do professor Roched Abib Seba

Estudantes do CENSF e E.M. Maçom Lino Oroña Lema vencem Desafio CESO 2018

Funcionários do UNIFESO se unem e provam que Papai Noel existe

Pediatria da Clínica-Escola de Fisioterapia realiza confraternização de fim de ano

Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

Projeto de monitoramento de trilhas desenvolvido no UNIFESO é apresentado em Brasília

Pediatria da Clínica-Escola de Fisioterapia realiza confraternização de fim de ano

Formanda do UNIFESO apresenta trabalhos no Congresso Latino Americano de Oftalmologia Veterinária

Equipe do UNIFESO vai para as finais da maior competição internacional de empreendedorismo social entre estudantes

Médicos comemoram 35 anos de formatura no UNIFESO

Professora do UNIFESO apresenta nos EUA dados de pesquisa sobre a Malária Autóctone na Mata Atlântica

UNIFESO oferece novos cursos e condições mais acessíveis no Vestibular 2018