FESO Pro Arte realiza mais uma edição de sucesso do PoÊterÊ  
publicado em: 28/11/17

Com o tema “Brasil Multicultural”, o mais importante evento cultural de Teresópolis proporcionou, no dia 25 de novembro, mais de 12 horas de programação diversificada com concurso de poesia, shows musicais, performances e teatralização, apresentações de dança, exposições de arte, gastronomia, recreação infantil, entre outras atrações na décima sétima edição do Festival PoÊterÊ, evento promovido pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). 

Sete artes reunidas
O festival contou com uma maratona artística gratuita e aberta ao público, reunindo no Campus FESO Pro Arte, no Alto, manifestações que retrataram sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores), com a presença de artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Este ano o PoÊterÊ contou também com dois palcos para shows e diversos ambientes paralelos criados para acolher os artistas e o público com espaço e aconchego. Os Food Trucks Sr Joe e Petit Poulet; as Bikes de Cerveja “Saideira” e de doces “Céu de Brigadeiro”; e o carrinho da Julieta Gourmet marcaram uma presença ‘deliciosa’ no evento. 

Maratona de programação
No palco do Salão Nobre a professora Mariana Ferreira e alunos do curso de Dança de Salão do CCFP apresentaram “Dançando pelo Brasil”; seguidos do Show Intensa Tez, com participações especiais de Naraiane Sebah e do Grupo Vocal “Lá no Pombo”; Umpoemacadaum, com a participação especial da Oficina de Poesia e Criação; o teatro “Memórias de Fogo” e a performance poética teatral “Passaporte Poético”, com direção de Sady Bianchin; “Uma homenagem aos festivais”, com o Coral CCFP; e o teatro “O mambembe: Uma narrativa musical”, com direção e adaptação de Ayrton Rebello e músicas de Ronaldo Florentino. 

A cantora Verônica Bonfim encantou os presentes com seu talento, carisma e linda voz, interpretando um repertório especial preparado para o evento com releituras do Samba. “ A intenção foi levar o público a refletir e a cantar junto comigo com alegria. É uma casa que tenho uma gratidão muito grande, por ter a oportunidade de trocar com a plateia um trabalho que eu acredito e amo”. Para encerrar com chave de ouro, muitos aplausos para o show do Harmonitango, com Ricardo Santoro (Violoncelo), José Staneck (Gaita) e Sheila Zaguri (Piano), além da participação especial da atriz Tânia Alves.  

A performance de Serjão Loroza e US Madureira também encerrou a noite em um show muito animado e cheio de gingado no outro palco, montado no pátio do CCFP. Também subiram neste palco durante o dia o DJ Rômulo Dias, estudantes do CESO, o Instituto Integrartes, Gilberto Teixeira e Banda, Décio Rocha e banda, MPBBlues, Banda Space Cake, Vinyl Cover Band (Classic Rock) e o sertanejo Hugo Rocha e Banda. 

A estudante Catarina Barata, do nono período do curso de Medicina, foi para conferir a apresentação do seu professor, Dr. Annibal Amorim, mas ficou por conta das outras programações. “Eu trabalhava com produção de teatro e adoro tudo que envolve cultura e aqui está tudo maravilhoso”, disse, contando sua especial admiração pela exposição de Pinturas de Sérgio Ramos, na Galeria de Artes. Outros eventos paralelos também abrilhantaram a noite, como a Oficina Literária, Contação de História, Oficina de Xilogravura, Exposição Internacional de Poesia Visual intitulada “Imagética”, Expoesia, e a participação especial do mímico Santiago Gallassi e do mágico e poeta Ozair Furtado. 

Escritora de Teresópolis é homenageada
Para o professor Jorge Bragança, presidente do Conselho do CCFP, “o PoÊterÊ é um festival tradicional que já ultrapassou as fronteiras de Teresópolis e hoje é conhecido em todo país”. Ao lado das representantes do UNIFESO, a professora Eveline Andrade, diretora interina de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais; e dos membros do Conselho Bruna Dodaro e Jorge Luiz Dodaro, ele conferiu a homenagem à patronesse do evento, a historiadora e escritora Mary Del Priore, que reside em Teresópolis, mas colabora com jornais e revistas e é vencedora de prêmios nacionais e internacionais. 

“A questão da multiculturalidade pode ser vivida alcançando o objetivo do evento neste dia, lembrando que a diversidade é o que de mais importante temos em nosso país. Teresópolis é uma cidade de escritores, poetas entre grandes artistas, e como cidadão temos que recuperar essas joias da Serra, e a FESO Pro Arte foi responsável inúmeras vezes por eventos na área da cultura”, declarou a homenageada. 

O Concurso de Poesia
Uma das principais atrações do PoÊterÊ é o concurso de poesia, que este ano premiou três categorias. O primeiro lugar da categoria Infantil foi para a estudante Anna Karoline Rodrigues de Oliveira, do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), com a poesia “Preconceito Multicultural”, seguida dos estudantes Giovanna Werneck Ferreira Rodrigues, com o poema “Teu Brasil, meu Brasil” e Maria Fernanda Jankovitz Berra, “Igualdade para todos”. 

Já na categoria Juvenil, a primeira colocação ficou para o estudante Victor da Silva Aparício, autor do texto “Amor XXI”, a segunda colocação foi para o estudante Matheus Pereira Machado, com “O relógio” e o terceiro lugar para Julia Felippe Saleme, que escreveu “Poesia: Igualdade nas diferenças”. 

A categoria Adulto premiou Paulo Francisco de Araújo, com a poesia “Mistura”, Adilson da Silva Pires, autor de “Mãos ocupadas com um livro” e Vitória Dorneles Dias Silva, que escreveu sobre “Mulher”, em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

“Hoje o Brasil precisa de mais tempo para amar, essa foi a minha grande inspiração”, disse o jovem artista Victor da Silva Aparício, estudante do Ensino Médio do Colégio Campos Salles e ganhador da categoria Juvenil, que também atua no teatro e na composição de músicas. “O mais legal do PoÊterÊ é reunir todos os tipos de artes em um só espaço”, avaliou.

Últimas Notícias

UNIFESO oferece novos cursos e condições mais acessíveis no Vestibular 2018

Dezembro Vermelho: acadêmicos de Medicina realizam campanha

Prevenção ao Câncer da Pele: UNIFESO veste camisa do Dezembro Laranja e realiza campanha de conscientização

Medicina UNIFESO 2018: candidatos sobem a serra na disputa por uma vaga

Desafio CESO 2018: inscrições abertas até o dia 8 de dezembro  

CESO apresenta pesquisa em maior Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro  

Coordenador de Medicina Veterinária do UNIFESO é renomeado em Comissão Estadual de Educação do CRMV/RJ  

Grupo de História da Medicina do UNIFESO premia trabalhos apresentados na VI Jornada  

Momento Cultural da Quinta do UNIFESO: um diferencial na formação do pedagogo  

Medicina Veterinária do UNIFESO realiza XXVI Jornada Científica  

Entre as grandes atrações, PoÊterÊ homenageará a historiadora Mary Del Priore  

Estudante de Engenharia de Produção do UNIFESO é aprovado em processo seletivo da Globo  

UNIFESO realiza Ação de Saúde para moradores da Ermitage  

Engenharia de Produção compartilha experiências no XIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão & IV INOVARSE  

Liga de Pediatria realiza capacitação em Aleitamento Materno no UNIFESO  

Gagueira é tema de mesa-redonda na Pedagogia do UNIFESO  

Estudante do UNIFESO vence concurso de monografias da Sociedade Brasileira de História da Medicina  

Escola Lions Club recebe pluviômetro do Cemaden através de trabalho de estudante de Engenharia do UNIFESO

Pedagogia do UNIFESO realiza oficina de valorização docente e psicomotricidade no CEEB