ccs
Coordenação: Adriana Nunes Chaves e Paulo Cezar dos Santos Souza
Periodicidade: Sexta-feira e sábado (Módulos Quinzenais)
Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas
Horário: Sexta-feira - 13h às 19h / Sábado - 08h30 às 12h30


Objetivos

Geral:

Formar especialistas em atenção básica com ênfase em saúde da família, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho das práticas de saúde no contexto da ABS/ESF, na organização do processo de trabalho, no cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo), nos processos de educação e vigilância em saúde e no estabelecimento do vínculo com usuários/famílias/comunidade.

    Específico

  • Capacitar o profissional de saúde com vistas à reformulação do modelo de atenção à saúde, com base nos princípios do SUS;
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e interdisciplinar, na perspectiva da abordagem integral dos problemas de saúde em sua área de abrangência;
  • Ser capaz de se auto-avaliar, de se organizar e de estabelecer o diálogo e o trabalho em equipe;
  • Capacitar os profissionais a identificarem problemas de saúde relevantes, assumir postura crítica e ética;
  • Identificar os princípios e valores inegociáveis;
  • Habilitar o profissional a identificar o processo saúde-doença e o saber lidar com os aspectos psicossociais presentes na doença e no doente, fornecendo uma atenção apropriada aos diferentes ciclos da vida;
  • Instrumentalizar o profissional a planejar e executar ações integradas em saúde na perspectiva do trabalho em rede;
  • Compreender os diversos conceitos de vigilância em saúde, oferecendo os subsídios para realização de investigação em serviço e proposição de projetos locais de intervenção.
  • Metodologia

    O processo ensino-aprendizagem considera que a relação sujeito-objeto desenvolve-se dialeticamente tendo como cenário a realidade social. Assim, o curso está estruturado para privilegiar a experiência dos participantes, na reflexão sobre sua prática, a introdução de novos conceitos e o desenvolvimento de habilidades. Os conteúdos estão organizados em seqüência de atividades que permitam ao aluno desenvolver operações de representação, de relação, de aplicação prática. As atividades serão desenvolvidas com base na adoção da metodologia ativa como norteadora do trabalho pedagógico, através de discussões em pequenos grupos e em plenárias, onde a sistematização dos conceitos dar-se-á através de exposições, leitura de textos, debates, análise de casos e situação-problema.

    Optou-se por estruturar o curso com alunos oriundos de carreiras distintas da área da saúde. As turmas privilegiarão o trabalho multiprofissional e interdisciplinar, enquanto forma de construção do conhecimento em saúde da família. Assim o curso se organiza em módulos que deverão ser cursados por todos os especializandos, independente de sua formação.

    As atividades de dispersão contemplarão a aplicação nos locais de trabalho dos conhecimentos apreendidos e sedimentados nas aulas teóricas. O espaço de dispersão deverá compor um cenário de reflexão sobre as práticas diárias, a partir da reflexão teórica das ações de atenção básica à saúde.

    Público Alvo

    Este é um curso multiprofissional para profissionais de saúde de nível superior: médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros que atuam na Estratégia Saúde da Família, em equipes de Atenção Básica ou em outros serviços do Sistema de Saúde.