Objetivos
Geral:
Formar especialistas em atenção básica com ênfase em saúde da família, com
conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho das
práticas de saúde no contexto da ABS/ESF, na organização do processo de
trabalho, no cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo), nos processos
de educação e vigilância em saúde e no estabelecimento do vínculo com
usuários/famílias/comunidade.
Capacitar o profissional de saúde com vistas à reformulação do modelo de atenção
à saúde, com base nos princípios do SUS;
Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e interdisciplinar, na perspectiva
da abordagem integral dos problemas de saúde em sua área de abrangência;
Ser capaz de se auto-avaliar, de se organizar e de estabelecer o diálogo e o
trabalho em equipe;
Capacitar os profissionais a identificarem problemas de saúde relevantes, assumir
postura crítica e ética;
Identificar os princípios e valores inegociáveis;
Habilitar o profissional a identificar o processo saúde-doença e o saber lidar
com os aspectos psicossociais presentes na doença e no doente, fornecendo uma atenção
apropriada aos diferentes ciclos da vida;
Instrumentalizar o profissional a planejar e executar ações integradas em saúde
na perspectiva do trabalho em rede;
Compreender os diversos conceitos de vigilância em saúde, oferecendo os subsídios
para realização de investigação em serviço e proposição de projetos locais de intervenção.
Metodologia
O processo ensino-aprendizagem considera que a relação sujeito-objeto desenvolve-se
dialeticamente tendo como cenário a realidade social. Assim, o curso está estruturado para
privilegiar a experiência dos participantes, na reflexão sobre sua prática, a introdução de
novos conceitos e o desenvolvimento de habilidades. Os conteúdos estão organizados em seqüência
de atividades que permitam ao aluno desenvolver operações de representação, de relação,
de aplicação prática. As atividades serão desenvolvidas com base na adoção da metodologia
ativa como norteadora do trabalho pedagógico, através de discussões em pequenos grupos e em
plenárias, onde a sistematização dos conceitos dar-se-á através de exposições, leitura de textos,
debates, análise de casos e situação-problema.
Optou-se por estruturar o curso com alunos oriundos de carreiras distintas da área da saúde.
As turmas privilegiarão o trabalho multiprofissional e interdisciplinar, enquanto forma de
construção do conhecimento em saúde da família. Assim o curso se organiza em módulos que deverão
ser cursados por todos os especializandos, independente de sua formação.
As atividades de dispersão contemplarão a aplicação nos locais de trabalho dos conhecimentos
apreendidos e sedimentados nas aulas teóricas. O espaço de dispersão deverá compor um cenário
de reflexão sobre as práticas diárias, a partir da reflexão teórica das ações de atenção básica
à saúde.
Público Alvo
Este é um curso multiprofissional para profissionais de saúde de nível superior: médicos, enfermeiros,
cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos
e outros que atuam na Estratégia Saúde da Família, em equipes de Atenção Básica ou em outros serviços
do Sistema de Saúde.