cct
Coordenação: Valéria Mª V. B. de Magalhães Iorio
Periodicidade: sábados (módulos quinzenais)
Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 horas
Horário: 8h às 17h


Embora o Brasil seja, atualmente, a sexta economia do mundo, os resultados dos estudantes brasileiros em testes, tanto nacionais quanto internacionais, são extremamente baixos, especialmente em matemática. 
O fracasso em Matemática está relacionado à atuação dos professores que lecionam esta disciplina, muitos deles sem a formação adequada. O Curso de Especialização em Matemática pretende ampliar a formação na área e fazer com que o docente reflita sobre sua prática, apontando caminhos e desdobramentos possíveis. A iniciação à pesquisa é fundamental nesse processo, fornecendo as ferramentas necessárias a essa reflexão, que deve ser ampla, incluindo a fundamentação teórica dos conteúdos, a possibilidade de diferentes abordagens pedagógicas e a utilização de tecnologias adequadas para estimular inteligências e linguagens múltiplas.
Justifica-se, portanto, a oferta do curso pelo seu grande valor social, no sentido de atender às necessidades regionais dos professores de Matemática, especialmente os da rede pública.

Objetivos

Geral:

O Curso de Especialização em Matemática do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO tem por objetivo ampliar e consolidar a formação de professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tanto na rede particular quanto na pública, seja ela municipal ou estadual.

    Específico:


  • Transformar o docente em um professor pesquisador, alguém capaz de analisar e criticar sua experiência diária, modificando-a, criticando-a novamente, em um ciclo perene que poderia ser caracterizado como ação/pesquisa/ação. Dessa forma, a teoria e a prática formam uma unidade, interpenetrada e focada no exercício da profissão.
  • Metodologia

    Pretende-se usar metodologias ativas e práticas de sala de aula com o auxílio dos Laboratórios de Matemática e de Computação. Espera-se que os alunos que já atuam como professores no 2º segmento do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio utilizem as ferramentas apresentadas no Curso e os ensinamentos teóricos em sua prática. O aluno-professor deve analisar e criticar sua prática diária, trazendo sua experiência para discussão junto aos colegas e professores do Curso.

    Público Alvo

    Professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O egresso deve ter uma sólida formação matemática acoplada a um conhecimento mais amplo, tanto na área pedagógica quanto na filosófica, permitindo diferentes abordagens pedagógicas e a utilização de tecnologias adequadas ao ensino da disciplina.
    GRADE DE DISCIPLINAS
    ESTRUTURA CURRICULAR CARGA HORÁRIA DOCENTE
    Metodologia da Pesquisa Científica 24h Denise de Mello Bobány
    Construções Geométricas 24h Paulo Roberto Castor Maciel
    Aritmética 16h Valéria de Magalhães Iorio
    Geometria Plana 24h Marli Duffles Donato Moreira
    Geometria Analítica Básica 8h Valéria de Magalhães Iorio
    Didática da Matemática 24h Ilydio Pereira de Sá
    Funções 24h Valéria de Magalhães Iorio
    Álgebra Linear e Geometria Analítica 24h Marli Duffles Donato Moreira
    Novas Tecnologias no Ensino da Matemática 24h Paulo Roberto Castor Maciel
    Teorias de Aprendizagem 24h Cristina G. Botelho
    História da Matemática 24h Ilydio Pereira de Sá
    Álgebra 24h Valéria de Magalhães Iorio
    Geometria Espacial 24h Marli Duffles Donato Moreira
    História e Filosofia da Ciência 24h Elaine Maria Paiva de Andrade
    Optativa (*) 24h  
    Optativa (*) 24h  
    TOTAL 360 horas
    (*) A abertura de turma das disciplinas optativas vai depender do número de alunos inscritos. (Mínimo: 10 alunos por disciplina.)