Unifeso - Unifeso lança pós-graduação em Cardiometabologia

Unifeso lança pós-graduação em Cardiometabologia

21-12-2022

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promove cursos na área da Saúde com o objetivo principal de formar, aprimorar ou aperfeiçoar suas competências. Para 2023, a instituição lança um novo curso de pós-graduação de forma a minimizar a carência de médicos na área de Cardiometabologia.

A doença cardiovascular e as condições cardiometabólicas são as principais causas de mortes no mundo e, certamente, a pandemia da Covid-19 promoverá um acréscimo no número de novos casos e um aumento da demanda do cuidado cardiovascular que, necessariamente, passará por profundas transformações, envolvendo uma maior preocupação com o desperdício de recursos, valoração da geração do emprego de conhecimentos científicos baseados em evidências e do uso das ferramentas digitais. Portanto, formar novos profissionais com o novo "mindset" para liderar o cuidado cardiovascular através de equipes, desde o domicílio do paciente aos hospitais, utilizando novos saberes e apoiado por tecnologias disruptivas são os principais direcionadores para a criação desta nova pós-graduação focada nas necessidades dos pacientes.

O curso é oferecido na modalidade híbrida (parte on-line, parte presencial) e foi idealizado pelo Dr. Evandro Tinoco, professor Titular da Cardiologia da Santa Casa do Rio de Janeiro. Médico Cardiologista, Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professor Titular da Faculdade de Medicina e da Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador do ICPR - Instituto Cardiologia para o Rio. Presidente do Capítulo Rio de Janeiro do CBEXs. Vice-presidente da Sociedad Interamericana de Cardiología (SIAC). Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC/SBC 2020-2022). Diretor Clínico do Hospital Pró-Cardíaco por mais de 12 anos. Dr. Evandro concluiu o doutorado em cardiologia pela Universidade de São Paulo, em 1995, publicou 74 artigos em periódicos especializados e 28 trabalhos em anais de eventos. Possui 24 capítulos de livros e 3 livros publicados.

“A Cardiometabologia representa uma área nova de convergência de saberes de duas importantes áreas: cardiologia e anormalidades metabólicas, que podem estar presentes nos pacientes com diabetes, obesidade, doenças renais e doenças associadas a anormalidades metabólicas na mulher. Médicos generalistas, médicos da família, cardiologistas, geriatras, ginecologistas, nefrologistas e hospitalistas têm a necessidade do conhecimento desta área emergente na medicina. A metodologia do nosso curso é baseada em casos clínicos e na resolução de problemas, apoiada em outras metodologias ativas, visando oferecer o que há de mais atual nessa área”, destacou Dr. Evandro. Ele ainda informou que o objetivo da pós-graduação em Cardiometabologia é formar líderes médicos capazes de conduzir pacientes a melhorias em seus desfechos e à qualidade de vida ao longo da sua jornada.

A inscrição no curso pode ser realizada através do site do Unifeso, até o dia 24 de fevereiro de 2023. O processo seletivo será realizado através de análise curricular e, se necessário, poderá ser solicitada entrevista com o candidato pela coordenação do curso. As matrículas serão feitas de forma on-line. Saiba mais.