O projeto "CONTOS em FIOS – A Feminina Arte de Fiar e Tecer" nasce em sala de aula e propõe recontar/documentar em livro digital 12 histórias tecidas de palavras, linhas, fios, sonhos, mitos, fábulas e fantasias. As histórias recontadas são todas de domínio público e nos ajudam a refletir/atualizar sua essência e nosso olhar sobre esse mundo imemorial, ancestral nos dias de hoje. Tratam da capacidade humana e feminina de cuidar de si, do lar e ainda dar conta de sua extensa produção manual destinada à casa, ao trabalho, à educação e às artes.
  A iniciativa da professora Silviane Lopes, do Atelier Têxtil, ganhou forma com a parceria da escritora Ana Maria de Andrade, do Instituto AMA Leitura, ambos situados no bairro do Alto, na cidade de Teresópolis – RJ.
  A escritora Cristina Villaça fez a apresentação.
  As ilustrações do livro foram realizadas por alunas do Atelier de Tecelagem do Centro Cultural FESO ProArte e artistas têxteis convidados. As aulas, que se tornaram virtuais durante a pandemia, sempre terminavam com uma história, contada pela professora Silviane, a partir de suas pesquisas. Daí surgiu a ideia do projeto, reunindo tradições e trabalhos realizados. O resultado estará em exposição na Galeria Centro Cultural FESO ProArte a partir de 31 de julho próximo.

  Artistas Têxteis Convidados:
  Alexandre Heberte
  Maria Cecília F. de Paula
  Rossana Cilento
  Lucia Werneck
  Alunas do Atelier de Tecelagem CCFPA:
  Elaine Ramos
  Elma Coutinho
  Dora Assumpção
  Leila Borges
  Marília de d’Albuquerque
  Marinette F. Glória
  Paula Gama
  Curadoria: Silviane Lopes
  Escritora Convidada: Ana Maria de Andrade

Clique na imagem para ver o curriculum

Galeria Virtual