Narrativas da História da Medicina - Volume 1

Organizador: Daniel Pinheiro Hernandez
ISBN: 978 65 87357 59 1

Meu interesse pela História vem desde os tempos de Ginásio, graças à professora Daphne Cesar Ghidella que, com sua dedicação, em aulas brilhantes, no Colégio Estadual e Escola Normal Ministro José de Moura Resende, em Caçapava-SP,despertou-me a curiosidade pelos acontecimentos que nos trouxeram até os diasde hoje. E, desde os tempos acadêmicos, queria realizar alguma atividade, com meus pares, sobre História da Medicina. Isso porque, durante o curso, muitos professores recorriam à História para iniciar determinados assuntos ou para explicar certos tópicos. Além disso, sempre considerei a História importante, já que ela representa a memória de um povo, registrando seu legado, suas conquistas, dificuldades, aspectos culturais e outros. Em suma, algo só existiu,realmente, se deixou um registro histórico da sua passagem neste mundo. Isso certamente se aplica à Medicina. Mais ainda, a História da Medicina nos mostra como determinadas pessoas, imbuídas da vontade de conhecer e de aprender,colaboraram para a evolução médica, tanto nos níveis de conhecimento quanto nas conquistas tecnológicas.
Daí, quando surgiu o momento para construir um grupo dedicado ao estudo e à pesquisa da História da Medicina, aproveitei a oportunidade. Tal momento aconteceu no dia 2 de setembro de 2011 quando, a convite da Professora Adriana Chaves, fui falar, para a turma do então 1º período, sobre o conhecimento científico. Ao término da atividade, expliquei aos estudantes presentes a minha intenção de construir um Grupo de História da Medicina – denominação que persiste até hoje – e, então, marquei uma reunião para o dia 14 daquele mês,convidando os interessados a comparecer.
Na data marcada compareceram 11 alunos à reunião, realizada no antigo Laboratório de Histologia, situado no campus sede do UNIFESO. Foi a reunião número 1 e a data – 14 de setembro de 2011 – a de fundação do Grupo, que passou a se encontrar periodicamente. Aos poucos, o número de participantes foi aumentando, e a metodologia das reuniões foi se organizando, até atingir a conformação atual, cujo ponto alto está na apresentação de trabalhos pelos membros.
Hoje o Grupo está perfeitamente consolidado, e reconhecido nacionalmente como estudioso e pesquisador da História da Medicina. Atualmente, contamos com uma média de participação de 90 a 100 alunos por semestre, oriundos de todos os períodos. São mais de 270 reuniões realizadas e mais de 300 trabalhos apresentados, além de participação em inúmeros eventos regionais e nacionais,com destaque para o Congresso Brasileiro de História da Medicina, onze prêmios Carlos da Silva Lacaz – entregue anualmente às melhores monografias na área de História da Medicina, a alunos da graduação, em âmbito nacional –, sendo quatro primeiros lugares, quatro segundos lugares e três terceiros lugares.
O Grupo dispõe de uma comissão organizadora e tem, como sede e ponto de referência para os estudantes a sala do Eixo de Literatura e Memória do Programa de Literatura, Artes, Memória e Cinema (PLAMC), localizada no campus sede da Instituição, no 4º andar do Prédio Afif Georges Farah.

Prof. Daniel Pinheiro Hernandez

TÍTULO ISBN TIPO AÇÃO
Narrativas da História da Medicina - Volume 1 Narrativas da História da Medicina - Volume 1 Edição Completa