Data: 23/5/2022
Horário: 13h30
Palestrante: Drª. Denise Marangoni, Enfª. Raquel C. Oliveira e Enfº. Emanoel Severo

Local: Multimídia Centro de estudo HCTCO com transmissão simultânea

Público-Alvo: Corpo clínico e de Enfermagem, equipes de Fisioterapia, de cirurgia bucomaxilofacial, de Hemoterapia, serviço de Nutrição e Dietética e graduandos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia e Fisioterapia.

Descrição:Transmissão simultânea no link:  bit.ly/3yyGC59

Mais informações: No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, e no dia 15 de Maio é comemorado o Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar. Duas datas emblemáticas para o Controle de Infecção Hospitalar.

Torna-se fundamental a abordagem desta temática, em especial agora, que estamos em um momento melhor da Pandemia de Covid-19; uma vez que boa parte da população está vacinada, o que tem relevância inquestionável no controle da pandemia. Como consequência, há um afrouxamento das medidas restritivas, de forma geral, em todo o país. Após 2 anos pandêmicos, já temos condições fazer algumas análises sobre vários aspectos relacionados à Covid-19; e o mais importante, sem nenhuma dúvida, é o aumento significativo da ocorrência de microrganismos multirresistentes, e da própria resistência microbiana; tendo um impacto direto tanto para os Profissionais de Saúde, como para os os pacientes, visitantes e acompanhantes que ficam expostos à possibilidade de complicações infecciosas dentro das instituições de saúde.

Frente a este cenário, as autoridades de Saúde em todo o mundo definiram estratégias para a implantação de medidas de controle e redução da ocorrência destes microrganismos, objetivando tentar conter a evolução microbiana para desenvolvimento de outros mecanismos de resistência a antimicrobianos. Desta forma, torna-se imprescindível sensibilizar, em especial, os Profissionais de Saúde e reiterar a importância do procedimento de higiene de mãos (HM) como uma medida de importância irrefutável na redução da transmissão de patógenos multirresistentes, obviamente, sem minorar a importância das demais medidas associadas.

Diante do exposto, faremos um evento híbrido; presencial e online, a fim de celebrar as datas comemorativas do Controle de Infecção Hospitalar, com uma abordagem educativa e de atualização, oportunizando desta forma, um número maior de participantes.