O CONGRESSO

A 25ª edição, em Teresópolis-RJ, foi transferida para este ano, em virtude da situação da pandemia de COVID-19 no ano passado. Entretanto, neste ano de 2021, ainda em função das condições sanitárias do país, optamos por desenvolver o XXV Congresso Brasileiro de História da Medicina de modo completamente virtual.

Tal evento tem, como objetivos, a apresentação de estudos e pesquisas sobre História da Medicina desenvolvidos em todo o Brasil, de modo a permitir o intercâmbio de informações entre os membros da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM) e os demais profissionais interessados nesse campo de estudos, além de possibilitar o salutar congraçamento entre os membros da SBHM. Tais atividades, ao promover uma importante troca de conhecimentos, contribuem para a divulgação e preservação da memória da Medicina Brasileira e mundial.

Além disso, visa incentivar a participação de estudantes, ao mesmo tempo que defende o ensino da História da Medicina, nos cursos de graduação, como aspecto fundamental para a formação integral dos futuros médicos.


A IX JORNADA DO GRUPO DE HISTÓRIA DA MEDICINA (GHM) DO UNIFESO

As jornadas do GHM foram idealizadas como eventos anuais, com dois objetivos principais: comemorar o aniversário de fundação do Grupo, que se deu no dia 14 de setembro de 2011, pelo professor Daniel Pinheiro Hernandez, e apresentar, à comunidade acadêmica, trabalhos desenvolvidos pelos estudantes que participam das reuniões semanais do GHM.

Esta IX Jornada deveria ter acontecido no ano passado, juntamente com o XXV Congresso Brasileiro de História da Medicina, mas, como é sabido, ambos foram adiados para este ano, em decorrência da pandemia. Então, em novembro próximo, a Jornada estará mesclada ao XXV Congresso Brasileiro de História da Medicina, onde teremos a oportunidade de assistir à apresentação de trabalhos de membros do GHM, juntamente com aqueles produzidos em outras instituições, o que certamente promoverá uma bela troca de informações e de conhecimentos.

Então, colegas, esperamos encontrá-los, ainda que virtualmente, nos dias 10 a 13 de novembro de 2021. Até lá!

© Copyright 2021 UNIFESO - All Rights Reserved