Unifeso - Terceira Comissão de Ética do HCTCO toma posse

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Terceira Comissão de Ética do HCTCO toma posse

28-07-2021

A 3ª Comissão de Ética Institucional do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) tomou posse no dia 26 de julho e terá um mandato de três anos. A cerimônia contou com as presenças da diretora Geral do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa; da diretora de Enfermagem do HCTCO, Adriana Coutinho da Silva Fontes; da coordenadora da Comissão de Ética do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), Rosimery Maria da Silva; da Fiscal do Coren-RJ, Maria Auxiliadora Rodrigues; do coordenador da subseção de Petrópolis do Coren, Francisco Junior; e do responsável pela Educação Continuada do HCTCO, professor Jaci José de Sousa Junior. 

Foram eleitos a enfermeira Maria Lúcia Ferreira Pinto Vieira, como presidente; a enfermeira Amanda da Cruz do Amaral, como vice-presidente; o técnico de enfermagem Dalton Fidélis de Oliveira, como primeiro secretário; a técnica de enfermagem Aline Sousa de Deus, como segundo secretário; e a técnica de enfermagem Daiane Sousa Maciel e a enfermeira Gabriela de Oliveira Pereira como membros. 

Uma comissão de ética tem a função educativa, consultiva e conciliativa de orientação e vigilância do exercício ético e disciplinar. Segundo o Coren, a comissão deve estabelecer relações de autonomia, imparcialidade com os estabelecimentos de saúde, bem como resguardar o sigilo e a discrição nos assuntos vinculados à conduta de caráter ético e disciplinar de todos os profissionais de enfermagem.

Dra. Rosane lembrou que esta é a primeira comissão de ética dos hospitais privados do estado do Rio de Janeiro. “Isso é bastante relevante, e sabemos da importância desse trabalho. Nossa comissão não tem função punitiva, mas de rever sempre as nossas práticas e processos e de estar sempre olhando para o crescimento do profissional. É uma função de muita responsabilidade”, disse.

A diretora de Enfermagem do HCTCO destacou que manter ativa a comissão de ética da instituição é um objetivo traçado como uma das principais metas da direção. “O dia de hoje é marcado não apenas para o cumprimento de leis e de resoluções, mas principalmente por acreditar que a comissão de ética é estratégica para o sucesso da gestão. Tem o papel de fortalecer o crescimento profissional e ético do indivíduo em consonância com a Educação Continuada para assegurar uma assistência mais qualificada e segura. Almejamos que a melhoria contínua do processo de cuidar seja alcançada, assim como a visibilidade e a credibilidade do profissional de enfermagem”, falou Adriana. 

“Estamos iniciando a terceira comissão de ética do HCTCO. Sei que temos muito trabalho pela frente, e esperamos poder contar com a colaboração de todos, principalmente mediante o desafio de um cenário de pandemia, como o que ainda vivemos. Esperamos a conscientização do exercício profissional como um todo, de forma responsável, cuidadosa, respeitosa e de condutas balizadas principalmente na empatia entre os indivíduos que fazem parte do nosso círculo, que são os pacientes, os familiares, os acompanhantes e toda a equipe de saúde”, declarou a presidente da comissão. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.