Unifeso - A Feminina Arte de Fiar e Tecer estará em exposição na Feso Pro Arte a partir do próximo dia 31

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




A Feminina Arte de Fiar e Tecer estará em exposição na Feso Pro Arte a partir do próximo dia 31

28-07-2021

A Galeria de Artes do Centro Cultural Feso Pro Arte vai receber, a partir do dia 31 de julho, o projeto “CONTOS e FIOS – A Feminina Arte de Fiar e Tecer”. A iniciativa nasceu em sala de aula e propõe recontar/documentar em livro digital 12 histórias tecidas de palavras, linhas, fios, sonhos, mitos, fábulas e fantasias. As histórias recontadas são todas de domínio público e ajudam a refletir a essência e o olhar sobre esse mundo imemorial, ancestral nos dias de hoje. Tratam da capacidade humana e feminina de cuidar de si, do lar e ainda dar conta de sua extensa produção manual destinada à casa, ao trabalho, à educação e às artes.

A iniciativa da professora Silviane Lopes, do Atelier Têxtil, ganhou forma com a parceria da escritora Ana Maria de Andrade, do Instituto AMA Leitura, ambos situados no bairro do Alto, em Teresópolis (RJ). As ilustrações do livro foram realizadas por alunas do Atelier de Tecelagem do Centro Cultural Feso ProArte e artistas têxteis convidados. As aulas, que se tornaram virtuais durante a pandemia, sempre terminavam com uma história, contada pela professora Silviane, a partir de suas pesquisas. Foi então que surgiu a ideia do projeto, reunindo tradições e trabalhos realizados. O resultado estará em exposição na Galeria Centro Cultural Feso Pro Arte, aberta à visitação presencial e gratuita, do dia 2 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. 

Quem quiser também pode conferir os trabalhos através do site.



Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.