Unifeso - Abertura da mostra “Amanhã... Luzes e Cores” acontece no XXI PoÊterÊ

Abertura da mostra “Amanhã... Luzes e Cores” acontece no XXI PoÊterÊ

25-11-2021

Falta pouco para o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) ser tomado por uma maratona cultural que irá durar 12 horas. No dia 27 de novembro acontece o XXI PoÊterÊ, um festival gratuito de arte, cultura e poesia (confira a programação). Na ocasião, será inaugurada a exposição "Amanhã... Luzes e Cores", assinada pelo Grupo Arani - Tempo e Arte, formado pelas artistas Clélia Brito, Márcia Tayt-Sohn, Ruth Bilé, Vanessa Barini e Vânia Catarina.

“No início de 2021, o Grupo Arani foi convidado a apresentar uma proposta de arte para o evento PoÊterÊ, com a temática da tecnologia. Aceitamos o desafio e apresentamos o projeto de instalação de vídeo intitulado Amanhã… Luzes e Cores. A proposta é a de que haja uma imersão do público nas imagens de obras do grupo Arani, ao som de melodias, ritmos e sons concretos experimentais, criados especificamente pelo músico e produtor de vídeo Cadu Canto, para esta experiência sensorial”, explica Vanessa Barini.

O grupo foi iniciado na escola de artes Integrartes, em Teresópolis, no ano 2008. Desde então, tem desenvolvido trabalhos de arte contemporânea, como instalações e intervenções urbanas, bem como exposições em galerias. “Pensamos como grupo que a nossa arte deve ser inclusiva, provocadora, sensível e interativa. Foi com esses conceitos que desenvolvemos a instalação em vídeo que estará na Galeria de Artes Visuais do Centro Cultural Feso Pro Arte”, conta Vanessa.

O vídeo foi feito a partir de obras individuais e coletivas do Arani. Ele será projetado com a tecnologia de Vídeo Mapping nas paredes da galeria. O grupo propõe uma imersão sensorial nessa mostra e, para isso, serão distribuídos jalecos descartáveis brancos aos visitantes para que a projeção aconteça também na própria pessoa, tornando o visitante parte da obra de arte. A exposição tem apoio da F. Marques Entretenimento, da Videomais e da Alterdata.

“Nós, do Grupo Arani, revelamos nossa essência por meio da cor, da luz e da forma. Como aliada temos a tecnologia, proporcionando a criação de uma obra artística transcendental, coletiva, visível e invisível, material e imaterial. É nossa intenção construir hoje uma atitude que poderemos chamar de ‘Amanhã, luzes e cores’”, sintetiza Vanessa.

SERVIÇO:

Exposição "Amanhã... Luzes e Cores"

Local: Galeria de Artes Visuais – Centro Cultural Feso Pro Arte

R. Gonçalo de Castro, 85 - Alto

Horários:

27/11 - 10h às 22h

29/11 a 04/12 - 10h às 18h

Agendamentos para visitas:

Telefones: 21 2644-5762/5770

E-mail: centrocultural@unifeso.edu.br

* Recomendamos aos visitantes usarem roupas brancas ou de cores claras para favorecer a experiência de imersão nas obras projetadas.

** Acesso ao espaço condicionado às regras de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara e a adoção do distanciamento social.