Unifeso - Abertura do V Confeso desmistifica como o sonho restaura e amplia as energias

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Abertura do V Confeso desmistifica como o sonho restaura e amplia as energias

04-12-2020

E foi declarada a abertura do V Confeso, o Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso. Foi dada a largada no dia 24 de novembro,em evento transmitido ao vivo pelo canal do Unifeso no Youtube, com as boas-vindas dos professores José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, e Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Eles expuseram o grande desafio que foi imposto em 2020 por causa da situação de pandemia. “Mas nem por isso a nossa energia foi abalada, a transformamos em vida, em conhecimento e em inovação”, disse a professora Elaine. Segundo ela, o V Confeso, cujo tema é Energia: Vida e Transformação, tem cadastradas 509 atividades, com cerca de 14 mil inscritos em diferentes categorias. “Vale a pena conferir”, sugere a diretora. 

“A pandemia colocou a todos, e ao Unifeso também, grandes desafios. Em 15 dias, fizemos a migração do ensino presencial para o ensino on-line, capacitamos de forma acelerada todos os nossos professores para a educação a distância, promovemos a incorporação de novas metodologias e tecnologias de ensino, e a nossa estrutura de atenção e hospitalar, de relevância para o nosso município e região, se fez presente no grande suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município e região. Tudo isso, só foi possível pelo esforço coletivo e integrador de gestores, professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos. Ter, pela primeira vez, o Confeso on-line é a síntese de todos os avanços e conquistas desses últimos meses, o que achávamos que seria um congresso modesto, ganhou uma grande dimensão”. 

A palestra de Abertura foi comandada pelo dr. Sidarta Ribeiro, que tratou o tema "O Oráculo da Noite: como o sonho restaura e amplia nossas energias". Ele fez um percurso que passeou pela pré-história humana, a evolução dos mamíferos, e a história humana, para dar uma perspectiva sobre o papel do sono e dos sonhos na restauração e na ampliação das energias, mentais, emocionais, de trabalho e de transformação do mundo. 

“O sono é algo já muito familiar para todos nós. Já o sonho, uma atividade mental que pode que pode ocorrer com maior ou menor intensidade ao longo da noite,  principalmente na segunda metade da noite,  é uma experiência a qual todo mundo tem acesso, mas nem todos se lembram depois”, colocou. O dr. Sidarta Ribeiro é principal professor de Neurociência e diretor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é formado em Biologia pela Universidade de Brasília (1993), mestre em Biofísica pela Universidade do Rio de Janeiro (1994), doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) e tem pós-doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).

As atividades do V Confeso acontecem dias 25 e 26 de novembro, em formato on-line. Os estudantes devem se inscrever acessando o site do evento (https://www.unifeso.edu.br/confeso/index.php) com login e senha e escolhendo a programação de interesse. 

O objetivo do evento é compartilhar e disseminar informações e reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de atividades diversas produzidas e promovidas pela comunidade acadêmica do Unifeso. Serão oferecidos minicursos, conferências, mesas-redondas e comunicações orais. Trata-se de um espaço de diálogo no qual o Princípio da Investigação Científica permeia os diferentes olhares nos campos da Saúde, das Tecnologias e das Humanas e Sociais, que se voltam, neste grande encontro, para a reflexão a respeito de Práticas Sustentáveis e Inovadoras.



Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.