Unifeso - Acessibilidade e permanência no ensino superior: Unifeso acolhe estudantes e se reinventa em tempos de pandemia para atender as mais diversas necessidades

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Acessibilidade e permanência no ensino superior: Unifeso acolhe estudantes e se reinventa em tempos de pandemia para atender as mais diversas necessidades

09-07-2021

“Recentemente, já em tempos de ensino remoto, tive uma experiência muito marcante com um aluno surdo, especialmente pelo esforço e dedicação demonstrados por ele para acompanhar as aulas. Afinal, o aluno não só acompanhava a aula pela tela do computador, mas, ao mesmo tempo, acompanhava também a interpretação da aula em LIBRAS pela tela do celular”. 

O relato do professor Eugênio da Silva, docente no curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), além de ter sido espontâneo, é merecedor desta publicação. Isto porque trata de um assunto que, no Unifeso há tempos foi adotado como um valor para além da mera obrigação: a questão da acessibilidade. E repensar nas melhores formas de manter o processo de ensino e aprendizagem ativo com o isolamento social ocorrido como consequência da pandemia da COVID-19 foi um desafio para professores e estudantes do mundo inteiro. 

Como professor, Eugênio ressalta a importância de ser proativo e procurar se adaptar de forma a também fazer o melhor para todos os estudantes. “Durante as aulas procurei falar mais pausadamente e me posicionar sempre de frente para a câmera, a fim de favorecer não apenas a leitura labial por parte do aluno, mas também o trabalho do intérprete de LIBRAS. Essas medidas simples tiveram um resultado muito positivo e foram úteis também aos outros alunos da turma”, lembrou. E quanto ao tratamento dispensado ao aluno, Eugênio afirma que  foi “exatamente o mesmo dispensado aos demais alunos, visto que foi submetido às mesmas avaliações e prazos que os outros. E vale destacar que ele foi aprovado na disciplina com uma ótima nota". 

O aluno em questão é Diego da Costa. Ele confessa que, neste processo de ensino remoto emergencial, deparou-se com algumas dificuldades. “Na aula de remota às vezes há problemas técnicos por conta da internet, a videochamada fica congelado com o intérprete”, aponta Diego. Ele agradece ao NAPPA pelo apoio que dá aos alunos. "A ajuda é muito importante para mim, que sou surdo. Os intérpretes de LIBRAS são fundamentais para meu aprendizado. E alguns professores se esforçam para tentar ajudar com algumas adaptações”. 



Foto: Diego acompanha aula com intérprete de LIBRAS



A professora Nathalia Quintella, docente do curso e pedagoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA), destaca que, apesar das dificuldades enfrentadas neste período de adaptação por causa da pandemia, os estudantes estão aprendendo a lidar com a responsabilidade de encarar os mesmos desafios que deverão encontrar no mercado de trabalho. “É o aprender com o compromisso, o horário para estudar, lidar com os desafios de se comunicar pelo computador”, observa. 

Conheça mais sobre o trabalho do NAPPA

O NAPPA assiste todos os cursos do Unifeso e tem como referência o estudante em sua adaptação/inclusão ao Ensino Superior, além de toda a comunidade acadêmica. O setor disponibiliza o acompanhamento psicopedagógico e psicológico por encaminhamento ou demanda espontânea. 

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Por Giovana Campos

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