Unifeso - AdmirAves: livro é uma celebração à aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

10-08-2020

Foi um dia perfeito para estar no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. O sol e o clima ameno, em pleno inverno, fizeram do lançamento do segundo livro comemorativo do parque, em 8 de agosto, um momento de relaxamento, de celebração e de contemplação.

Com informações de 100 das cerca de 300 espécies de aves registradas na área de conservação ambiental, o livro “AdmirAves – Avifauna do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis" foi lançado em cerimônia na sede de Santa Rita. A obra é uma iniciativa da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente.

Cerca de 100 pessoas prestigiaram o lançamento, que aconteceu com todas as medidas de segurança, por conta da pandemia do novo coronavírus. Participaram do lançamento diretores, professores, egressos e estudantes do Unifeso, além do Prefeito Vinicius Claussen, de secretários municipais e de servidores.

No ano passado, o parque ganhou seu primeiro livro, o “Montanhas de Teresópolis - Parque Municipal 10 anos”, que marcou uma década de existência desta que é considerada a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense (conheça a obra). Flavio Castro, secretário de Meio Ambiente, contou que a ideia de produzir o segundo título surgiu durante o levantamento científico para o livro sobre os 10 anos do parque. “Fizemos um livro que conta um pouco da história da Mata Atlântica, pontuando sobre 100 das quase 300 espécies de aves registradas. Tem um capítulo sobre educação ambiental no qual a relação ser humano/aves é destaque, mostrando que as aves podem ser apreciadas pela coletividade e não aprisionadas em gaiolas. Há ainda a observação de pássaros, uma prática mundial, pode e deve ser incentivada aqui no parque e estamos trabalhando para oferecer a estrutura para isso”, contou o secretário.

AdmirAves

A edição bilíngue do segundo livro comemorativo reúne imagens feitas por professores e egressos do Unifeso, além de fotógrafos renomados.  Os textos trazem aspectos biológicos, culturais e curiosidades sobre as aves, além de QR Codes, em que é possível obter ainda mais informações sobre as aves. Entre os registros, estão várias espécies de Beija-flor, de Gavião e de Coruja, além do Tucano-de-bico-preto, do Tucano-de-bico-verde, Bacurau, Mãe-da-Lua e uma variedade colorida e encantadora de aves, de todo tipo de plumagem e tamanho.

O livro conta com sete autores e com a colaboração do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA. A egressa do curso de Ciências Biológicas do Unifeso, Bárbara Dias, assina as ilustrações do livro.

Para a reitora do Unifeso, a professora Verônica Albuquerque, organizadora e uma das autoras, o objetivo é fazer as pessoas se encantarem pelo mundo das aves. “Enquanto escrevíamos o livro, no ano passado, descobrimos a riqueza da avifauna deste parque. Dedicamos-nos a fazer uma escrita que contasse a curiosidade de 100 espécies de aves encontradas aqui. Trata-se de uma obra para o público em geral, em um movimento de encantar, não se propõe a ser um guia de campo, mas uma obra interativa. É um livro para fazer as pessoas se apaixonarem por este mundo”, disse Verônica.

“Teresópolis lança mais um livro para contar um pouco mais sobre o parque municipal e suas riquezas naturais. ‘AdmirAves’ é repleto de cores, cantos e interatividade com o leitor, através do QR Code. É um convite a explorar o mundo das aves. Parabéns à Secretaria de Meio Ambiente, ao Unifeso, à Feso e a toda equipe que participou da produção do livro”, ressaltou o Prefeito Vinicius Claussen.