CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




AdmirAves: Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ganha segundo livro

04-08-2020

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis vai ganhar um segundo livro comemorativo: “AdmirAves - Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis”. O lançamento será dia 8 de agosto, às 10h, na sede de Santa Rita. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente.

A edição bilíngue reúne informações de 100 das 294 espécies de aves registradas na área de conservação ambiental, com imagens feitas por professores e egressos do Unifeso, além de fotógrafos renomados.  Os textos trazem aspectos biológicos, culturais e curiosidades sobre as aves, além de QR Codes em que é possível obter ainda mais informações. Entre os registros, estão várias espécies de Beija-flor, de Gavião e de Coruja, além do Tucano-de-bico-preto, do Tucano-de-bico-verde, Bacurau, Mãe-da-Lua e uma variedade colorida e encantadora de aves, de todo tipo de plumagem e tamanho.

No ano passado, o parque ganhou seu primeiro livro, o “Montanhas de Teresópolis - Parque Municipal 10 anos”, que marcou uma década de existência desta que é considerada a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense. “A ideia de fazer um segundo livro surgiu quando ainda estávamos escrevendo o primeiro, afinal, o parque é um espaço ideal para a observação de aves”, conta Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso e autora do livro.

O livro conta com sete autores e com a colaboração do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA. A egressa do curso de Ciências Biológicas do Unifeso, Bárbara Dias, assina as ilustrações do livro e dos posters que estarão expostos no parque no dia do lançamento.

“O primeiro capítulo da obra fala sobre a Mata Atlântica, o segundo sobre Teresópolis e o terceiro lista as aves, com fotos e textos a respeito de cada uma delas. Existem ainda capítulos com projeções futuras com foco no turismo de observação de aves e outros destinados à educação ambiental, onde ressaltamos que as aves silvestres não são pets, falamos sobre as árvores que são atratoras de aves, as estratégias para comedouros e selecionamos livros infantis que abordam o tema”, diz Verônica.

Lançamento com transmissão ao vivo

O evento de lançamento do segudo livro comemorativo do parque será transmitido, ao vivo, pela plataforma Zoom, neste link.

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias





Atendimento On-line