Unifeso - Ainda não consegue lidar com as aulas on-line? Nappa sugere planejamento e organização nos estudos

12-11-2020

A Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realiza, periodicamente, pesquisas com alunos, professores e funcionários técnico-administrativos para entender quais são as demandas destes públicos. Diante disso, solicitamos ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa) do Unifeso dicas para que os estudantes possam organizar melhor seus estudos, um dos pontos sensíveis neste momento de pandemia do novo coronavírus.

Todos tivemos de nos adaptar à realidade do ensino a distância, e estudar on-line é um desafio e tanto, que requer muita disciplina e organização. Alguns estudantes aprendem quando leem, outros quando leem em voz alta, outros preferem grifar o material, alguns ensinar o conteúdo para os colegas ou, ainda, fazer resumos. “Todas as formas de estudar são válidas, e você precisa encontrar a que é melhor para você. Experimente essas estratégias, veja com qual você se adapta melhor, e invista nela. Uma boa dica é fazer as anotações durante a aula. Quando anotamos, fixamos melhor o que foi dito porque criamos associações”, explica Aryane Gonçalves Dias, psicóloga do Nappa.

Ela conta que, mesmo assistindo as aulas pelo computador, o ato de escrever é muito importante. Não importa se as anotações foram realizadas nas notas do celular, em um tablet, em um arquivo de texto do computador ou no caderno, “sempre anote o conteúdo e as suas dúvidas e converse sobre elas com o seu professor”, enfatiza.

Outra dica da profissional é estipular metas a serem cumpridas. “Pense em um esquema de esforço-recompensa, ou seja, quanto maior o esforço, maior a recompensa. Estipule metas claras e possíveis de serem cumpridas e tenha uma recompensa pelo seu esforço. Se você acha que não vai conseguir estipular essas metas sozinho, procure o nosso setor pelo e-mail: acolhimentonappa@unifeso.edu.br”, destaca.

O planejamento também é uma etapa importante para o sucesso nos estudos e, por isso, fazer um cronograma é fundamental para o estudante conseguir se organizar. Para isso, é fundamental fazer a aula no dia da aula, os exercícios e ler a bibliografia recomendada pelo professor. “É importante saber que temos um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pelos processos de prazer e motivação do nosso corpo. Quando você vê os estudos como uma atividade chata, você se fecha para esse neurotransmissor e acaba não tendo prazer em estudar. O que você precisa fazer é ver os estudos como algo bom e estimular a produção de dopamina em seu cérebro”, diz Aryane.

Um outro aspecto fundamental é o estudante ter em mente quais são seus objetivos, porque está estudando, que profissional quer ser. Refletir sobre esses pontos são fundamentais para manter a motivação nos estudos. “Quando se sentir desmotivado, imagine-se completando essa etapa tão importante na sua vida. Mesmos que uma disciplina não seja a sua favorita, dê o seu melhor nela. Para ser um bom profissional, é preciso esforço e comprometimento com o futuro. E isso está nas suas mãos”, aconselha a psicóloga.